quinta-feira, julho 13, 2006

Reincidente irrelevância

Os deputados eleitos pelo PS pelo distrito de Castelo Branco voltam à carga! Segundo li no blogue Montanha, que por sua vez cita O Primeiro de Janeiro, os incansáveis deputados eleitos pelo círculo de Castelo Branco escreveram um novo requerimento, novamente preocupados com os graves problemas do maciço central da Serra da Estrela.
Não, não se trata das permanentes agressões ao ambiente que o Parque Natural (PNSE) parece incapaz de deter, nem da desflorestação acelerada de que a serra, como resultado dos incêndios, tem sido vítima, nem da incapacidade das populações locais para comercializarem eficazmente o produto das actividades tradicionais. Não tem nada que ver o errado desenvolvimento do turismo, cada vez mais mais afunilado em termos de oferta: desenvolvem-se as tretas urbanóides (turismo residencial, turismo urbano, estância de esqui ampliada, novas estradas nacionais, urbanizações, casino, shoppings, telecabines) que, decidida e inexoravelmente, estão a transformar a Serra num novo Algarve, e resta cada vez menos espaço e menos iniciativa para as diferentes facetas dos turismos rural e de natureza, mais promissores a médio e longo prazo e muito mais respeitadores do ambiente.
Nada disso. Os senhores deputados continuam muito preocupados com a questão da segurança no maciço central. Assim, requerem ao governo que faça um levantamento das condições de segurança na Serra da Estrela e notam, alarmados, que não existe nenhum heliporto que permita a rápida evacuação de feridos graves no maciço central! Credo!
Agora digo eu: notem os senhores deputados que, no maciço central, não há nenhum (nem um!) espaço de estacionamento reservado a ambulâncias! Nem a deficientes. Não há uma única passadeira para peões entre a Covilhã e o Sabugueiro! Não há um posto para prestações de primeiros socorros, nem uma oficina para reparações de automóveis com avarias. Sabiam que os montanheiros e caminheiros, na Serra da Estrela, têm que beber água não tratada das fontes e nascentes? Que muitos animais selvagens (quase todos, atrevo-me a dizer) nunca foram inspeccionados por veterinários? Que as víboras têm veneno (e, tanto quanto sei, não dispõem dos documentos que as autorizem ao transporte de substâncias químicas perigosas)? Sabiam que há pessoas (muitas) alérgicas ao polen das flores da Serra, e ninguém parece interessado em ocupar-se deste gravíssimo problema?
Enfim, já aqui têm, senhores deputados, uma pequena lista de ideias para futuros requerimentos, que tal?
Agora a sério, e que tal ralarem-se mas é com os verdadeiros problemas da Serra da Estrela e das suas populações?

PS: Digo que os srs. deputados do PS voltam à carga, porque, em Maio, fizeram outro requerimento ao governo, dessa vez sobre a falta de cobertura de rede de telemóvel no maciço central. Escrevi sobre isso aqui e aqui.
PPS: A propósito, terá o governo dado resposta ao anterior requerimento?

Sem comentários:

Algarvear a Serra da Estrela? Não, obrigado!