sábado, maio 16, 2009

Para que conste

Ao entrar na UBI ontem dei com um cartaz anunciando uma caminhada na serra que me chamou a atenção. À noite, vi notícia dessa mesma caminhada no blog Máfia da Cova, de onde "roubei" o cartaz que tinha visto afixado e que agora ilustra este post.

O que esta caminhada tem de especial, o que me chamou a atenção, foi o facto de ser organizada pela Turistrela, em colaboração com a Banda da Covilhã. A concessionária exclusiva do turismo e dos desportos na área da serra da Estrela há quase quarenta anos e por várias décadas ainda por vir não nos tem habituado a este tipo de actividades, convenhamos. Nos últimos anos (que eu tenha notado, foi já depois do início do Cântaro Zangado(1)) a Turistrela começou a mostrar alguma oferta (muito incipiente, mas por algum lado se há-de começar) nas áreas principais do turismo de montanha (turismo activo, de natureza, pedestrianismo), mas que se reduzia ao que chamaram as "Experiências". Como disse há dias (e como verifiquei há uns anos) estas experiências não passam de promoções para a estadia nos hóteis da Turistrela, não constituindo assim um produto verdadeiramente autónomo, capaz de contribuir para alterar o triste panorama turístico na serra da Estrela.

Ora, mas esta caminhada agora parece ser diferente. E, porque o é, cá estou para aplaudir a (aparente) diferença. Pois que corra tudo bem, e que fiquem (os da Turistrela e os seus clientes) com vontade de repetir a experiência mais vezes!

(1) Não pretendo afirmar que há uma relação de causa e efeito entre o início do Cântaro Zangado e as alterações aparentes da postura da Turistrela (mas também não sei se se deve descartar liminarmente essa possibilidade).

2 comentários:

Anónimo disse...

Pois poderá ser motivo para aplaudir a só mesmo aparente diferença porque a Turistrela continua a ser como sempre foi...
Pelos vistos, até se apropria de capturas fotográficas pertencentes a pessoas sem a devida autorização, como é o caso da fotografia do cartaz que terá sido ROUBADA do blog http://vila-de-loriga.blogspot.com/.
Acho que, para bem da Serra da Estrela e das pessoas ou grupos que a divulgam e defendem honestamente a sua preservação ambiental e cultural (como é o caso do Cântaro Zangado), deveria ser dada a conhecer através duma notícia/comentário deste vosso blog mais esta pequena atrocidade da Turistrela.

ljma disse...

Caro anónimo,
Pois, este episódio, mesmo não tendo muita importância, revela muito da personalidade, do profissionalismo, dos modos e da forma de estar da concessionária exclusiva do turismo e dos desportos para a serra da Estrela nos últimos quarenta anos e por muitas décadas ainda para o futuro. Não é por este episódio, mas por muitos como este, que digo que esta empresa devia perder a concessão, senão mesmo o alvará. Mas melhor ainda, era acabar-se de vez com este anacrónico resquício da política de acondicionamento industrial do estado novo. Uma concessão exclusiva para uma área tão extensa e por um período de tempo tão alargado?! Mas, será possível, ainda aqui não chegou o liberalismo?!

Algarvear a Serra da Estrela? Não, obrigado!