sexta-feira, maio 01, 2009

Que serra queremos "vender"?

João Garcia (que acaba de conquistar o Manaslu, o seu 12º pico de mais de 8000m — restam dois apenas para se juntar ao restrito clube dos que escalaram sem oxigénio as catorze montanhas mais altas do mundo), respondendo a uma pergunta sobre onde escalar em Portugal, afirmou o seguinte
Eu vivo em Lisboa onde se está a trinta minutos de dois ou três bons locais para a escalada desportiva e até para a escalada clássica. Se procuras um cenário mais imponente, aconselho a Serra da Estrela a 300 km de Lisboa onde podes percorrer bons trilhos e escalar granito de qualidade. Eu já não guio grupos mas posso recomendar alguns bons amigos para tal.
(Traduzido à pressão daqui.)
Alguns comentários
  1. Fico muito contente quando oiço referências destas à serra da Estrela. O mesmo espírito se lê nos relatórios dos trabalhos em que o Paulo e a Daniela do Rocha podre e pedra dura se metem escolhendo como palco a serra da Estrela. É que também tenho ouvido a opinião de que a nossa serra, com o circo rascamente mercantilista da Torre (incluindo a estânciazinha, bem entendido), com as estradas por todo o lado, com os engarrafamentos, com o lixo, com tudo isto que alegremente temos estado empenhados em desenvolver nos últimos quarenta ou cinquenta anos, é um local a nunca mais visitar.
  2. Posso estar enganado, mas quase que aposto que os serviços da Região de Turismo da Serra da Estrela não terão tão disponíveis como João Garcia contactos para orientar caminhadas ou escalada na serra da Estrela.
  3. Mais ainda, creio que com esta frase João Garcia faz mais pelo desenvolvimento de um verdadeiro turismo de montanha na serra da Estrela (desse que toda a gente agora afirma querer desenvolver, um turismo distribuído por todo o ano, não baseado apenas na neve, de visitação mais prolongada) do que a Região de Turismo com o seu patético discurso ("Vamos acordar o gigante adormecido!") mais os seus patéticos folhetos ("Serra da Estrela - Onde a natureza vive") ou a Turistrela com as suas "experiências" que, no essencial, mais não são do que programas para a animação da estadia dos hóspedes dos seus hotéis.
  4. Que imagem da serra queremos vender? Uma que corresponda ao que João Garcia dela diz está por acaso completamente posta de lado? Mas não estaremos de facto a pô-la completamente de lado quando pedimos sempre e cada vez mais estradas, casino, esqui, sku, urbanização maciça das Penhas da Saúde (alegadamente para, veja-se lá, concorrer com os Alpes e os Pirinéus), telecabines, e tudo isso?

1 comentário:

Safira disse...

Olá, cheguei aqui pelo blog dos Manteigas, e queria só registar que o comentário 2 é muito pertinente. Dirigi-me aos Serviços florestais para pedir informações sobre um percurso para caminhada e deram-me um folheto. Não conseguiram responder a nenhuma das perguntas que lhes coloquei. Acabei por não fazer caminhada nenhuma :(

Algarvear a Serra da Estrela? Não, obrigado!