quinta-feira, dezembro 04, 2008

O esqui na serra da Estrela

Há dias, um leitor enviou um comentário em que mais ou menos afirmava que o nevão do fim de semana vinha provar que não temos razão no Cântaro Zangado, que neva na serra da Estrela, que temos neve mais do que suficiente para esquiar e que, por isso, a Estrela pode "dar a Portugal uma óptima mini-estância de esqui". Na minha resposta, disse que não podemos tirar conclusões de um nevão isolado e que sim, pode esquiar-se na serra, mas só raramente e só muito, muito ocasionalmente se faz um esqui realmente satisfatório.

Podemos hoje verificar que o referido leitor não tinha razão ao tentar tirar conclusões a partir do nevão do fim de semana. Acabo de ir ao site da estância de esqui. O relatório do estado das pistas é o que apresento a seguir: Apenas quatro pistas estão abertas, e somente três teleskis estão em funcionamento. A neve é de má qualidade (húmida). Tendo em conta os meios mecânicos funcionais, os percursos esquiáveis na estância estão reduzidos às linhas a verde na figura em baixo

Este é o estado das coisas, três dias depois de um dos "maiores nevões dos últimos anos" (são sempre os maiores nevões dos últimos anos, a acreditar no que diz a comunicação social). Não, não devemos tirar conclusões de um único nevão. Até pode acontecer que este ano venha a ser um ano de neve fabuloso, e eu espero sinceramente que sim. Mas isso só se verá lá mais para a frente. E, extrapolando a partir daquilo a que os últimos anos nos têm habituado, eu duvido muito que isso se verifique.

Nota 1: Acreditem os caros leitores que eu sou o primeiro a lamentar este estado de coisas. Gostava de esquiar muito (principalmente fora de pista) e de escalar em neve e gelo, este ano na serra. Tenho planos de actividades "pendurados" há anos, esperando as condições de neve necessárias. Mas não me engano: esta montanha não tem, nem nunca teve, grandes condições para isto. Não estamos nos Alpes nem nos Pirinéus.

Nota 2: Também pode acontecer que seja o site da estância que está com avaria ou desactualizado. Se for esse o caso (e eu não posso verificá-lo porque não tenho tido disponibilidade para ir à Torre), terei todo o gosto em corrigir este post, caso me façam chegar melhor informação. Seja como for, creio que o essencial do que digo se mantém: às vezes consegue-se esquiar na serra, mas em geral as condições para a prática do esqui na serra da Estrela são medíocres.

2 comentários:

Anónimo disse...

para iniciantes, para matar a fome de neve,brincadeiras com a familia na neve a estrela serve perfeitamente,nem que seja somente "ás vezes".
desde que não se estrague a serra,que se respeita a natureza,uma miniestancia no topo da serra acho uma boa ideia,ampilia-la ai já seria ridiculo,dotar esta miniestacia de boas infraestreturas penso que seria um bom investimento,que se deite abaixo todas as construçoes acima dos mil metros.
este ano vou conheçer a tão falada miniestancia de esqui de covatilla,quero ir ver com os meus olhos se é mesmo aquilo que se diz !!!

ljma disse...

Estive lá há uns quatro anos. Não me entusiasmou. Para um fim de semana, ainda vá. Mais do que isso, acho que me aborreceria...
Mas espero que tenha uma agradável estadia, anónimo.

Algarvear a Serra da Estrela? Não, obrigado!