domingo, março 30, 2008

Eskimós 2008 — Correcção

Recebi informações de que o encontro de motociclistas que teve lugar no Covão d'Ametade no fim de semana de 15 de Fevereiro, a que nos referimos aqui e aqui, afinal, não terá tido a autorização nem a colaboração dos serviços do Parque Natural da Serra da Estrela (PNSE), ao contrário do que apareceu noticiado no Diário XXI e num artigo no número 75 da revista MotoReport (embora aqui seja, de facto, referida a ocorrência de um desentendimento com um técnico do PNSE).

A dar crédito a estas informações (que me chegaram por canais privados, é certo, mas diversos e independentes), o PNSE não só não autorizou ou apoiou o evento, como ainda terá levantado um auto relativo a factos nele verificados.

Mesmo antes de poder categoricamente confirmar estas informações, fico pessoalmente muito contente por corrigir a ideia, que contribuí para difundir, de que o PNSE apoiara o evento. Fico também contente por ver o Parque tomar medidas no sentido de penalizar eventuais infractores, embora continue a achar que teria sido melhor ter desviado o evento para outro local ou, de algum modo, ter preventivamente actuado de forma a impedir os eventuais danos que terão levado ao levantamento do auto.
Mesmo que o dito auto tenha sido levantado contra "desconhecidos" (à semelhança do relativo aos movimentos das máquinas pesadas sobre a vegetação com que, no ano passado, a Turistrela transportou neve para a pista de esqui) e que o processo morra na gaveta sem nada de concreto chegar a apurar, o mais importante, para mim, é que se note que no território do PNSE nem tudo é oficialmente permitido.

Por isso mesmo, aqui fica a correcção, a que junto um agradecimento ao PNSE.

4 comentários:

Pedro Nuno Teixeira Santos disse...

Esta questão do PNSE ter ou não autorizado este evento é tudo menos irrevelante e merece ser devidamente esclarecida; fico à espera de mais desenvolvimentos.

Só não compreendo se esse auto tiver sido feito contra "desconhecidos"; eles são bem "conhecidos": são quem organizou o evento e quem o apoiou; bastará consultar o cartaz que fez propaganda ao evento.

Um abraço.

ljma disse...

Tens razão, Pedro. Se a intenção for penalizar os organizadores, é fácil identificá-los. Mas, tendo em vista que se trata de um grupo de particulares, cuja acção aqui na Serra será, quando muito, esporádica, eu já fico contente com uma intenção pedagógica e dissuassora de repetições, para a qual um auto contra terceiros não identificados já me parece suficiente.

Claro que alguma vez se tem que começar a aplicar coimas a sério para que a dissuação se torne verdadeiramente convincente. Mas acho bem que se introduza esse maior rigor gradualmente e que as penas, em casos como este, sejam pesadas somente se houver reincidência.

Isto leva-me de novo ao caso dos transportes de neve para a pista de esqui no Inverno passado. Aí sim, não entendo que o processo tenha sido instruído contra terceiros não identificados e que tenha sido arquivado sem nada apurar, sem acusado nem pena. Não percebo porque os responsáveis pelos danos ocorridos operam na Serra todos os dias há mais de trinta anos, detêm uma concessão exclusiva que se prevê durará mais trinta anos e têm reicidentemente causado graves danos ambientais na maior impunidade. Neste caso, um auto contra "terceiros não identificados" nada tem de dissuassor ou de pedagógico, é apenas um auto para rir.
Abraço
José Amoreira

scorpio mab disse...

então pediram autorização a quem, ao município de manteigas?

a quem pediram eles autorização para fazerem a concentração?

quem assinou o papel, e lhes concedeu tal liberdade, para se reunirem no Covão?

ljma disse...

Scorpio Mab, olha, não faço ideia.
Também gostava de saber. Mais ainda, gostava de ver o PNSE desmentir publicamente as informações que foram veiculadas à comunicação social pelos organizadores da prova segundo as quais tinham tido a colaboração de técnicos do parque. Não sei porque não o fazem. Não percebo como é que toleram sossegadinhos esta situação.
Mistérios...

Algarvear a Serra da Estrela? Não, obrigado!