quinta-feira, fevereiro 03, 2011

Registo sem valorar

O TPais deixou aqui há dias um post sobre um aspecto que considerou positivo na actuação da Turistrela.

Eu não tenho a certeza absoluta de que tudo na Turistrela, tudo o que ela é e faz, seja criticável, seja tosco, seja mal feito. Mas estou bastante mais ou menos convencido disso. E, falando da informação que a Turistrela dá sobre as condições da sua estância de esqui, que foi aquilo que o TPais comentou, noto que nos anos anteriores, o site da estância indicava a profundidade de neve e a sua qualidade, assim como os meios mecânicos em funcionamento. Eram, como é bom de ver, dados quase sempre confrangedores para a estância (20cm, 10cm,... chegaram a anunciar 2cm!, neve "dura/húmida"), mas eram fornecidos. Este ano, deixaram-se disso.

E deixaram-se mais recentemente de outras coisas. Até há dias, o site da estância indicava logo na página de acesso, que pistas estavam abertas e quais estavam fechadas. Pois bem, hoje fui ver se havia alguma possibilidade, mesmo que remota, de se fazer na estância um esqui que compensasse o que se paga pelo forfait, e dei com isto: Num relance, vi as pistas todas a verde! Está tudo aberto?! Ena, ena! Mas logo a seguir percebi que a verdade era outra, a que se apresenta noutra página que não a de abertura do site: Ou seja, as pistas não estão todas abertas, dos seis quilómetros e pico de extensão da estância apenas três estão esquiáveis (admitindo que a pista Loriga se encontra com neve até à base da telecadeira, coisa que não sei).

OK, não se trata de uma mentira declarada, claro. Mas, caramba: quem quer falar verdade, mesmo que a verdade não seja a mais agradável, fala de outra maneira, então não?

Também assim se vai alimentando o mito das grandes condições da serra para o turismo de neve e para competir com os Alpes e os Pirinéus. E também assim se vai reforçando a minha opinião de que enquanto se continuar a apostar principalmente na neve, a qualidade do turismo na serra continuará a ter a qualidade da neve na serra: assim a modos que para o rasca.

2 comentários:

TPais disse...

Tou a ver que ficaste picado com o meu post de agrado!eheh! Agora a sério, isto para mim é mais um registo dentro daquilo que a Turistrela nos habituou como padrão de actuação. Ou seja, para mim nem sequer chega a sair do desvio padrão! ;-) É reles mas muitos dirão que são questões de marketing e na verdade são habilidades produzidas por muitas outras empresas ligadas a muitos outros negócios. Faço aqui um parentesis para dar o exemplo de unidades hoteleiras que se dizem sempre lotadas apenas como acção de marketing. Mas pelo menos, hoje em dia temos a visão, limitada é certo, da webcam para poder avaliar por nós próprios o estado das pistas.
Voltando ao padrão e a ao seu desvio, foi por isso mesmo que achei valer a pena fazer referencia à situação e agrado anteriormente referida. E claramente uma situação não elimina a outra mas sabe bem agarrarmo-nos de vez em quando a estas migalhas para acreditar que as coisas podem mudar.
Forte abraço e até daqui a 15 dias!

ljma disse...

Oi!
Não, não fiquei picado!!! Percebi logo o que tinhas em mente quando escreveste o post, e achei-o muito bem!

E também acho que tens razão quando dizes que esta forma de apresentar a informação é bastante vulgar. (Aliás, foi por isso que incluí no título a expressão "sem valorar": porque não dou importância por aí além a isto). Foi só uma brincaeira de que me lembrei quando abri a página da estância e vi tudo verde!
Bom fds!
Ze

Algarvear a Serra da Estrela? Não, obrigado!