sexta-feira, agosto 20, 2010

Petição pela Rola Brava

Um grupo de pessoas que se identificam como caçadores lançou uma petição pública a dirigir aos órgãos que tutelam a caça (Autoridade Florestal Nacional, Ministério da Agricultura e Pescas, Ministério do Ambiente e Ministério da Administração Interna) sugerindo, entre outras medidas, que se interdite temporariamente a caça à Rola Brava por espaço de 4 a 5 anos, para que a população desta espécie cinegética, que aparentemente se encontra em forte regressão, possa recuperar.

Confesso que não sei nada sobre a rola brava, se está ou não em vias de extinção. Li há dias uma notícia sobre os protestos de ambientalistas relativamente ao que consideravam erros na definição da época da caça, que incluíam uma referência especial a esta espécie. Mas esta petição recorda-me uma passagem de um livro que li há algum tempo. É um exemplo de cuidados revelados pelos principais interessados numa dada actividade, para que ela se possa continuar a praticar pelas gerações vindouras. É o tipo de preocupações que considero falta a muita gente, infelizmente.

Eu, que me considero ambientalista e não sou caçador, tiro o chapéu a estes caçadores, que macacos me mordam se não são também, tanto ou mais do que eu, ambientalistas. Já assinei a petição.

2 comentários:

João Pereira disse...

As populações de rola-brava têm tido um enorme decréscimo em toda a Europa, fruto da agricultura cada vez mais intensiva, e destruição das paisagens em mosaico de campos agrícolas e florestas. Além disso, por exemplo, aqui na zona de Lisboa, quase não se vêm rolas-bravas, enquanto que as rolas-turcas se têm expandido enormemente, e agora é quase impossível não ver pelo menos uma em cada povoação!Claro que não se pode abrir a caça às rolas-turcas, porque então começava-se aos tiros no meio das casas das aldeias, mas é urgente parar a caça à rola-brava, antes de tentar recuperar os habitats. Por isso, muitos parabéns para esta iniciativa! Esperemos que dê resultados, e ainda bem que temos caçadores cada vez mais conscientes.
Também vou agora mesmo assinar a petição.

trepadeira disse...

Meus caros

Perdoar-me-ão o cepticismo.
Haverá,concerteza caçadores preocupados.
Mas,atendendo ao que por aqui acontece,lembro-me mais das atitudes,em S. Francisco,do crime organizado a dar dinheiro para a construção de creches onde ficavam os orfãos que, eles próprios, provocavam.
mário

Algarvear a Serra da Estrela? Não, obrigado!