sábado, junho 13, 2009

O mais fácil

(Fotografia de Pedro Ferrão Patrício.)

A fotografia em cima mostra o vale da Ribeira das Cortes, onde a Junta de Freguesia das Cortes do Meio pretende asfaltar uma estrada de ligação às Penhas da Saúde. Segundo o presidente da dita junta, este projecto será o "motor de arranque para o desenvolvimento económico, turístico e local da freguesia".

Esta colina e os caminhos de terra que nela existem são utilizados actualmente por muitas pessoas (principalmente da Covilhã, parece-me) para passeios a pé e de bicicleta. Se se quisesse realmente desenvolver o turismo na freguesia das Cortes do Meio, esta utilização deveria ser incrementada e potenciada, definindo e sinalizando percursos, oferecendo serviços de guia, animação e interpretação ambiental, transporte, restauração, alojamento (estes últimos, instalados nas povoações, é claro). Mas é mais fácil exigir e "desbloquear" verbas públicas para um asfaltamento (mais um!). Não é barato nem dá milhões, mas é muito mais fácil.

Tem também o inconveniente de tornar o vale menos atractivo para passeios a pé e de bicicleta, logo, dificulta o aproveitamento turístico do vale. Mas é o mais fácil.

E assim vamos, vale a vale, estrada a estrada, no rumo certo, no rumo de sempre, no rumo mais fácil. Continuamos de parabéns.

Na encosta em segundo plano, vê-se uma cicatriz em diagonal que foi aberta há alguns anos pela Junta de Freguesia das Cortes do Meio. Mantive uma longa discussão sobre esta obra no blogue do programa petur. Como notei e documentei aqui no Cântaro Zangado, a esta absurda obra (um novo caminho com quatro a cinco metros de largo, atapetado com brita e comprimido com passagem de cilindro) deram em tempos o absurdo nome de "trilho pedonal". Pelos vistos, a intenção agora é asfaltar aquilo. Já na altura essa intenção era evidente, mesmo que não tivesse sido declarada.

Sem comentários:

Algarvear a Serra da Estrela? Não, obrigado!