sexta-feira, junho 12, 2009

Um pacto de "cavalheiros"?

Xutos e Pontapés — Sem eira nem beira

Anda tudo do avesso/nesta rua que atravesso/dão milhões a quem os tem/aos outros um passou-bem — Não consigo perceber/quem é que nos quer tramar/enganar/despedir/e ainda se ficam a rir — Eu quero acreditar/ que esta m*** vai mudar/e espero vir a ter/uma vida melhor

Mas se eu nada fizer/isto nunca vai mudar/conseguir/encontrar/mais força para lutar…

Senhor engenheiro/dê-me um pouco de atenção/há dez anos que estou preso/há trinta que sou ladrão/não tenho eira nem beira/mas ainda consigo ver/quem anda na roubalheira/e quem me anda a comer

É difícil ser honesto/é difícil de engolir/quem não tem nada vai preso/quem tem muito fica a rir – Ainda espero ver alguém/assumir que já andou/a roubar/a enganar/o povo que acreditou — Conseguir encontrar mais força para lutar/mais força para lutar/conseguir encontrar mais força para lutar…

– Senhor engenheiro/dê-me um pouco de atenção/há dez anos que estou preso/há trinta que sou ladrão/não tenho eira nem beira/mas ainda consigo ver quem anda na roubalheira/e quem me anda a f****

– Há dez anos que estou preso/há trinta que sou ladrão/mas eu sou um homem honesto/só errei na profissão

(Copiado do blog Aventares)

Nunca gostei dos Xutos e Pontapés. Na minha opinião, as suas canções são maçadoramente previsíveis, todas iguais e de um primarismo que, quando estou bem disposto, me deixa indiferente mas que, em geral, me incomoda. Do ponto de vista político ou social, não me parecem especialmente profundos ou consistentes. Não me servem, pois, de guia ou de exemplo; não vou aos seus espectáculos nem compro os seus discos. Mas, como todos nós, oiço todos os dias canções dos Xutos no rádio (com alguma irritação, confesso).

Estranhamente, o último sucesso deste grupo, a canção cuja letra "colei" aqui em cima (e que, diga-se de passagem, não me agrada mais do que as outras canções dos Xutos), não se ouve em lado nenhum. Nem rádios, nem TVs, nada. E isto parece-me um sinal de algo muito, muito errado.

1 comentário:

Anónimo disse...

Como se poderá ouvir se as Rádios estão ao serviço do Sr. Engenheiro... Temos novamente censura em Portugal... olá se temos...falta saber se os Portugueses vão continuar a permitir....

Algarvear a Serra da Estrela? Não, obrigado!