domingo, fevereiro 15, 2009

Um cenário idílico à nossa medida

A Turistrela (empresa concessionária exclusiva do turismo e dos desportos na serra da Estrela desde 1971 e por várias dezenas de anos ainda por vir) organiza no dia 28 de Fevereiro o terceiro snowfashion, uma passagem de modelos na sua estância de esqui, perto da Torre.

Não me quero alongar sobre o evento propriamente dito mais do que para referir que, na minha opinião, este tipo de eventos não se adequa a um local que é o centro e o coração simultaneamente da maior (e uma das mais importantes) áreas protegidas do nosso país, de um sítio Rede Natura 2000, de uma Reserva Biogenética e de um sítio Ramsar.

Se falo hoje deste snowfashion, não é para me mostrar contra a sua realização ou para o aproveitar para criticar o seu promotor. Nada disso, trago-o aqui apenas porque no site promocional do evento se referem ao local onde decorrerá como um "cenário idílico e inigualável".

Inigualável até será, mas idílico? Idílico?! Com os plásticos do sku espalhados por todo o lado, com o solo escalavrado da estância de esqui, com os restos de lixo e de materiais das obras ao longo da estrada, com os carros e autocarros, uns estacionados por todo o lado, outros no pára-arranca pela estrada apesar dos primeiros, com as inscrições deixadas nas rochas pelos apoiantes dos ciclistas da Volta a Portugal, com todos os mamarrachos, velhos e novos, que se foram construindo na zona da Torre, o que é que aquilo tem de idílico?!

Cada região tem os cenários idílicos que merece, tem os que faz por ter. Nós, pelos vistos, temos a Torre.

3 comentários:

G* disse...

O Grémio* propõe-lhe uma reciclagem do adjectivo "idílico". Experimente substituir o primeiro "i" por "e". Não faz sentido?

ljma disse...

:)
Pois... Eu pensei que tinha sido um lapso dos promotores...

Ou talvez o lapso tenha sido não o de, nesse adjectivo, escreverem um "e" em vez de um "i" (como pensei), mas antes o de terem posto um "d" onde queriam antes escrever um "t"?

(hehehe)

Anónimo disse...

uma passagem de modelos na torre acho uma exelente ideia, mesmo apesar dos os plásticos do sku espalhados por todo o lado, com o solo escalavrado da estância de esqui, com os restos de lixo e de materiais das obras ao longo da estrada, com os carros e autocarros, uns estacionados por todo o lado, outros no pára-arranca pela estrada apesar dos primeiros, com as inscrições deixadas nas rochas pelos apoiantes dos ciclistas da Volta a Portugal, com todos os mamarrachos, velhos e novos, que se foram construindo na zona da Torre.Só espero que naquela passagem de modelos estejam lá a desfilar tambem todas aquelas brasileiras que hoje vivem nas beiras e que emprenham como coelhas,tudo em nome do passaporte,brasileiras descascadinhas na torre a desfilar será muito bom,É DISSO QUE NÓS OS BEIRÕES GOSTAMOS !!!!
se for assim então vou lá estár !!!!
ehheehehhe
heheheheeh

Algarvear a Serra da Estrela? Não, obrigado!