sábado, fevereiro 28, 2009

Tanta paz...

... Tanta serenidade, tanto conforto...

Vem a propósito a cena da tempestade do filme "Sonhos" de Akira Kurozawa.

Podemos encontrá-la no Youtube: parte 1, parte 2, parte3. Já agora, aproveito para recomendar vivamente todos os filmes deste realizador japonês, especialmente, pelo tema que aborda, o magnífico "Dersu Uzala".

8 comentários:

Tiaguss disse...

É verdade!

Por acaso também encontrei essa criatura quando ia para os corredores do covão do ferro faz amanha 8 dias.

ljma disse...

Bingo, Tiaguss! Eu cruzei-me com ela na segunda feira de manhãzinha quando ia ao mesmo. E tão confortável que ela estava, tão aconchegada...

Temos tempo para tanta paz, tanto conforto, quando chegar a nossa hora. Por enquanto, venha o vento, o frio, o esforço, o desconforto!

famel disse...

Desculpem a minha ignorancia mas isto é um animal morto, cero? Mas não consigo perceber que animal é!

ljma disse...

Boa noite, famel! É só um ratinho vulgar (acho eu, que não sei distinguir um ratinho vulgar de um invulgar).

famel disse...

Pois também me parecia um simples rato do campo, mas da forma como vocês estavam a comentar, pensei por momentos que fosse um animal raro dos nossos montes.

Pobre ratinho deve estar literalmente congelado :(

ljma disse...

Os nossos comentários pareceram assim a modos que uma tempestade num copo de água, não foi? Foi sem querer. Mas a questão é que o ratinho parecia mesmo feliz, calmo, parecia estar apenas a dormir num sítio quentinho e onde se sentisse seguro.

O episódio da tempestade do filme do Kurosawa é sobre esse aspecto quase tentador da morte. E podemos considerar a morte aqui num sentido metafórico. É tão mais confortável não ligar, deixar-se ir na modorra do dia a dia, não se envolver, não participar, não arriscar... Ao fim e ao cabo, não viver, sequer.

Saudações!
José Amoreira

famel disse...

Para mim que durante estes meus 25 anos de vida já encarei a morte de diferentes maneiras, sinto-me tendada a ver essa cena do filme o quanto antes...mas... neste momento a forma de encarar a morte não tem sido a melhor. Deixo para outra altura. Fico por aqui a olhar para o pequeno rato com imensa vontade de o pegar nas minhas mãos e aquecê-lo...

Tiaguss disse...

A tranquilidade que aquela pequena criatura deixava transparecer foi o suficiente para que ninguém a ousa-se incomodar. Estando esta mesmo no meio do caminho ...

Também não conheço o filme, mas já o apontei na lista ;)

Algarvear a Serra da Estrela? Não, obrigado!