quarta-feira, fevereiro 25, 2009

Já em exposição...

Num certo ski resort perto de si:
Fotografia tirada hoje, cerca das 12:45, na entrada da estância de esqui Turistrela-Vodafone.

Dois comentários: (1) não, não são só os dos plásticos do sku que deixam lixo na serra; (2) enquanto as coisas forem como são nas redondezas dos sítios onde opera, uma certa empresa concessionária exclusiva do turismo e dos desportos na serra da Estrela há mais de trinta anos e por décadas ainda por vir não corre riscos rigorosamente nenhuns de vir a ganhar um Cristal de Gelo da ASE.

13 comentários:

Anónimo disse...

Para além do lixo no chão estou a ver ainda mais lixo sob a forma de uma vedação e, esse lixo revela ainda outro lixo muito pior e mais duradouro. Trata-se do lixo da prepotencia!
Aqui entre nós, ainda gostaria de verificar a legalidade dessa vedação... coisa única das estâncias de esqui. Opss... desculpem... quase chamei áquilo ESTÂNCIA.

Paulo Roxo

Tiaguss disse...

Infelizmente é a paisagem "típica" da Serra da Estrela.
E quando a neve derreter .... ainda vai aparecer mais tralha desta!
Há gente mesmo porca!

Anónimo disse...

O engraçado é que em covatilla tambem vão lá muitos portugueses,e essa quantidade de lixo não se vê por lá,porque será?

ljma disse...

Eu penso que de limpo e de porco, todos temos, individualmente, um pouco. Pobres e ricos, esquiadores ou skuadores, alpinistas e piqueniqueiros, portugueses, espanhóis ou escandinavos, uns mais outros menos mas, onde se junta muita gente, junta-se sempre muito lixo. Por isso é que aqui ou na escandinávia, as cidades têm sistemas de recolha de lixo e varredores de rua que apanham o lixo disperso. Por isso é que, em la Covatilla, a empresa que gere a estância de esqui participa na recolha do lixo espalhado. Aqui não sei quem apanha o lixo, mas sei que a Turistrela não o faz. Sei que o Parque Natural da Serra da Estrela tem um (pelo menos) camião de recolha do lixo, e imagino que o utilize para esse fim, embora não perceba porque raio é que essa função cabe ao parque (será que nos concelhos que não têm áreas protegidas ninguém tem a responsabilidade da recolha do lixo?).

A serra (e, em particular, a torre) suja-se porque é visitada por muita gente. Devíamos ter maneira de manter aquilo limpo. Mas não temos. Enquanto assim continuarmos, falar de ambiente protegido e/ou de turismo de qualidade só pode ser gozo.

Saudações
José Amoreira

Anónimo disse...

Sugiro ao Srº Artur Costa Pais que reinvidique nos meios de comunicação a privatização da limpeza da serra, que abram o concurso!! para a mesma ficar mais limpa, há semalhança de espanha (Madrid)....
Mas como a limpeza da serra não dá dinheiro, nem acesso às pistas, o lixo não lhe deve fazer diferença, só lhe interessa o lucro, nem a qualidade dos serviços que oferece, nam a natureza, a fauna, a flora, etç...

Até quando a Turistrela terá a concessão da Serra.

carpinteira disse...

Tomei a liberdade de reproduzir a foto no carpinteira.

Um abraço.

ljma disse...

À vontade, Carpinteira! Abraço

Anónimo disse...

LOBO SERRANO PERGUNTA:
Em quantas partes se divide a SERRA DA ESTRELA? A quantos Concelhos pertence?

Anónimo disse...

A Serra da Estrela pertence, ao Concelho de SEIA, Concelho de GOUVEIA, e Concelho de MANTEIGAS, Todos do DISTRITO da GUARDA, BEIRA ALTA. a CAPITAL da SERRA da ESTRELA
é VISEU.

ljma disse...

LOBO SERRANO,

Se considerarmos como serra da Estrela o território do Parque natural da Serra da Estrela, creio que temos cinco concelhos: Seia, Gouveia, Guarda, Manteigas e Covilhã. Talvez Celorico da Beira e Belmonte tenham alguma parte.

Se considerarmos a área de intervenção da Região de Turismo da Serra da Estrela então há mais: para além dos sete que já referi, há mais alguns como Trancoso, Pinhel, Almeida e outros, se não estou em erro.

O cume da Serra, na Torre, é o ponto de união de três concelhos: Seia, Manteigas e Covilhã.

Corrigindo um pequeno detalhe do que disse o anónimo anterior, o concelho da Covilhã pertence ao distrito de Castelo Branco.

Isto quanto à divisão do território. Quanto a quem tem poder sobre o território, em primeiro lugar, os proprietários. No caso da Serra da Estrela a propriedade é quase totalmente de baldios (que, quase sempre, são administrados pelas Juntas de Freguesia). Se excluirmos os perímetros urbanos e os aldeamentos como as Penhas da Saúde e Penhas Douradas, creio que 99,99% do que resta é baldios. Em segundo lugar e agora sem qualquer priorização (não se se existe), temos as autarquias, o Parque Natural, a CCDR-C e o Governo. Talvez a Região de Turismo e a Turistrela (como concessionária exclusiva) tenham algum papel na administração, não sei.

Quanto a uma questão levantada pelo anónimo de há pouco, qual é a capital da serra? Creio que não está definida administrativamente. A escolher uma, talvez Manteigas (todo o concelho de Manteigas pertence ao parque natural, está lá a sede do parque). Mas não sei, não quero saber, nem me hei-de envolver numa ridícula discussão sobre essa questão. Tanto se me faz.

Saudações
José Amoreira

famel disse...

A CCDR do Sul costuma estar bem atenta e ter um punho mais pesado no que toca ao lixo...Já no que toca à vedação o PNSE tem uma arquitecta paisagista responsável por gerir estas situações. Resta saber se a Turistrela informa ou não os responsaveis quando "se lembra" de colocar ali a rede. É pena também que o responsavel pela Turistrela "só se lembre" de falar quando lhe convém!!!

Anónimo disse...

A Covilhã é Beira Baixa.

Anónimo disse...

Vejam a grande difrença entre a estancia de lacovatilla e a estancia de serra da estrela,tão proximas uma da outras e tratamentos tão distintos,está tudo no site de lacovatilla.
"..... Los contenedores de "colorines" instalados el día 28, vienen a hacer compañía a los contenedores de recogida de papel y al resto de papeleras, contenedores normales y ceniceros que se reparten en todo el recinto de la estación de esquí...."
Ou seja e em bom português:
A estancia de lacovatilla para se manter aberta está sujeita a rigorosas medidas ambientais e acções de conservação da serra de bejar,caso contraio a junta autonoma de castilla ordena o seu encerramento,porque é que não se faz o mesmo com a estancia da serra da estrela ?!

Algarvear a Serra da Estrela? Não, obrigado!