terça-feira, dezembro 23, 2008

A Turistrela é dona daquilo?

Excerto da pág. 10 do Diário XXI de 19/12/2008. Clique para aumentar.

No fundo da página 10 da edição de 19 de Dezembro de 2008 do Diário XXI encontra-se a caixa de texto que reproduzo acima (clique para aumentar). Nela aparece uma informação que, a ser verdadeira, é deveras interessante. Como um mero aparte casual, é dito que a Turistrela é a proprietária do centro comercial da Torre.

Que interesse é que essa informação tem? O seguite: o edificio sofreu obras para acolher os comerciantes, que antes disso montavam as suas vendas ao ar livre como nas feiras de rua. Quem pagou essas obras, tanto quanto sei, foi o Parque Natural da Serra da Estrela (PNSE), vá-se lá perceber porquê. Ainda recentemente, no Verão, se ouviram queixas do mau funcionamento da estação de tratamento de esgotos que o PNSE instalou para servir o dito edifício. Agora dizem-nos que o centro comercial é da Turistrela. Eu já acho estranho que o PNSE gaste recursos nestes "melhoramentos" (acho que estes gastos são mais apropriados a outras instituições, como já disse aqui, aqui e aqui); mas que ainda por cima se trate de gastos em propriedade particular da Turistrela, isso parece-me absurdo, obsceno, até. Porquê? Bem, eu estou a precisar de umas obritas cá em casa. Posso também apresentar o orçamento ao PNSE?

Claro está que o "aparte casual" que motivou este post pode estar errado. Por falar nisso: a que desgraçada instituição ou empresa pertencerá, de facto, aquela deprimente vergonha?

3 comentários:

Tiaguss disse...

É Natal, não é verdade??

Wikinet disse...

Gostaria de informar os leitores deste blog sobre um novo projecto relacionado com as localidades de Portugal. Trata-se de uma Enciclopédia on-line, escrita em colaboração pelos seus leitores. O site, que se intitula Memória Portuguesa, usa o conceito Wiki, que permite a qualquer pessoa criar ou editar artigos existentes, melhorando a informação neles contida. Além disso, é possível introduzir comentários em cada artigo, promovendo assim o debate entre os utilizadores.

http://www.memoriaportuguesa.com/

Será dada especial relevância às memórias dos cidadãos, para que sejam preservadas tradições antigas, recordações de infância, ofícios, cantares, folclore e outras manifestações culturais.

Para podermos enriquecer os artigos de cada povoação com a informação correcta, nada melhor do que recorrer às autarquias ou a movimentos de cidadãos que se esforçam por promover as suas respectivas regiões. Estamos a solicitar a utilização de texto dos sites das Câmaras, Juntas de Freguesia e sites e blogs particulares, colocando a devida referência à fonte de origem.

Assim, gostaríamos de contar com o vosso apoio, permitindo-nos usar eventual informação pertinente e sugerir que divulguem esta iniciativa junto dos familiares, amigos e conterrâneos da vossa localidade. Será que poderiam incluir um link para a enciclopédia no vosso site ou blog?

Ficaremos a aguardar a vossa visita!

Cumprimentos,

Wikinet
www.memoriaportuguesa.com

Caetano disse...

Não podia deixar de passar por aqui para desejar umas boas festas e um excelente ano de 2009 para os dois!

Um abraço do katano!

Algarvear a Serra da Estrela? Não, obrigado!