terça-feira, dezembro 30, 2008

Mais questões

Esta ruína horrorosa é o que resta do antigo teleférico Piornos-Torre. Esta obra foi começada no início dos anos setenta e, já quase terminada por volta de 1975, descobriu-se que não poderia funcionar em condições de segurança por causa dos ventos intensos sobre a Nave de Santo António. Ficou tudo ao abandono, os cabos suspensos, as torres de apoio, os edifícios dos terminais, um na Torre, o outro (o da figura) nos Piornos. Durante quase trinta anos assim ficaram as coisas. No fim dos anos noventa ou talvez já nos inícios desta década, resolveu-se desmontar e remover tudo, a bem da paisagem e do ambiente. Tudo? Não, resiste ainda este lindo mamarracho.

Passados quase dez anos após as obras de demolição, coloco estas questões: quem se opôs a que esta ruína fosse igualmente demolida e removida? Quem defende a sua permanência? Quem se alegra por ela ainda estar de pé? Alguém considera a possibilidade de a aproveitar? Com que fim? Alguém se orgulha por ter impedido, por palavras ou por actos, a sua demolição?

Com certeza que estas perguntas têm uma resposta, que existe esse alguém que questiono. Mas quem será? Porque é que não dá a cara?

Ou será que este mamarracho sobreviveu à decisão de demolição graças a uma descontinuidade espacio-temporal ou outra singularidade cósmica do género, e agora, simplesmente, é, existe, sem que ninguém o tenha desejado, sem que ninguém o tenha decidido, sem que ninguém se alegre com a sua existência, sem que ninguém seja responsável, sem que ninguém tenha planos definidos, concretizáveis (e publicamente escrutináveis) para aproveitá-lo?

The truth is out there...

4 comentários:

Anónimo disse...

já caguei ali !!!!

Anónimo disse...

E logo a seguir fiz ali um pic-nic.
Sou mesmo um cagão! Cagão mais cagão não há ...
Ainda hoje acordei e .... olha já não fui a tempo.

Anónimo disse...
Este comentário foi removido por um gestor do blogue.
Anónimo disse...

e o filho da brasileira, que ela diz ser meu, e que eu não assumo,foi feito tambem ali,aquele sitio só dá em porcaria !!!

Algarvear a Serra da Estrela? Não, obrigado!