terça-feira, setembro 16, 2008

Um radical chamado Miguel Torga?

O blog do Centro de Interpretação da Torre apresenta um post com palavras de Miguel Torga sobre a serra da Estrela.

Presunção e água benta cada um toma a que quer, mas francamente penso que é mais fácil reencontrar o espírito do Mestre aqui no Cântaro Zangado do que na obra que autarquias, Região de Turismo e Turistrela têm deixado na serra nos últimos quarenta anos.

Eles (autarcas, Região de Turismo e Turistrela) lá saberão (?) que serra pretendem. Pelo que fizeram até agora e pelo que anunciam para o futuro, diria que é uma serra de onde esse espírito fugiu. Definitivamente.

7 comentários:

Anónimo disse...

Porque será que velhos do restelo continuarão sempre a existir??

A RTSE, as Câmaras, Turistrela e outros empresários, pouco ou nada têm feito para proteger este Território e continuam com uma visão puramente mercantilista do caminho a seguir. Sabemos todos que sim e se calhar porque o dinheiro rápido continua a ser a voz que mais se ouve no nosso país.

Muitos outros (principalmente os que tanto falam, e não me refiro directamente a voçês)(encaixe a quem quiser)continuam também sem nada fazer. Também é verdade.

Mas então porque é que sempre que alguém tenta fazer algo de positivo (engolindo muitos sapos pelo caminho como todos bem imaginam) não se dá sequer o beneficio da dúvida?

juntemo-nos, discutamos, troquemos opiniões e ideias, para que possamos exigir uma estratégia coerente integrada e com uma entidade reguladora eficáz e presente, mas acima de tudo sempre achei que antes de falar devo tentar agir, e contribuir para um desenvolvimento sustentado deste território.

(relembro apenas e para os menos informados que este recentemente inaugurado Centro de Interpretação estava já para ser aberto à mais de 8 anos e continuáva á espera do dinheiro que haveria de vir...)

Agradeço-vos para além da paciência de lerem o meu desabafo a opurtunidade de o partilhar e espero que com isto não tenha ferido susceptibilidades mas sim despertado algumas mentes para uma prespectiva que é minha.

Venham mais iniciativas como o CIT e outras do mesmo género, sejam lá elas pagas por quem fôr pois assim ao menos existem...

ps: escrevo este comentário como anónimo por motivos profissionais, mas estou disponível para trocar opiniões por um meio mais privado (comentem aqui deixando o email que terei muito gosto em me identificar respondendo por email)

ljma disse...

Caro anónimo, bom dia.

Não feriu a nossa susceptibilidade, é para trocar opiniões que criámos o Cântaro Zangado. A gente dá a nossa opinião (que outros poderão considerar a de velhos do Restelo, não há problema) e esperamos pela dos outros.

E porquê a forma escolhida, a de blogue? Porque é mais prática, mais ágil, mais respeitadora do nosso ritmo, adapta-se às nossas disponibilidades e ainda porque (last but not the least), ao contrário do que se passaria num jornal, temos a garantia de que os nossos escritos são aceites para publicação, hehehe.

Se tem lido o Cântaro Zangado desde Agosto, saberá que manifestámos (aqui) uma opinião bastante positiva relativamente ao CITorre (é verdade que essa opinião veio corrigir uma anterior, mais negativa,baseada apenas em declarações dos responsáveis aos meios de comunicação no dia da inauguração).

Para um contacto mais reservado, pode utilizar o email do blog, visível no canto superior esquerdo: ocaantarozangado@gmail.com. As mensagens que aí recebemos não são publicadas automaticamente como os comentários aos posts e nunca as publicaríamos no blog sem a autorização dos respectivos autores.

Obrigado pela sua participação, volte sempre!

ljma disse...

Correcção ao email d'O Cântaro Zangado:

ocantarozangado@gmail.com

ljma disse...

Só mais uma coisa.
Todos os que trabalhamos na região contribuimos para o seu desenvolvimento. Ou seja, já que mais não fosse por trabalhar aqui, dou o meu contributo, para além de "tanto falar".

Mas os autores deste blog (eu e o Tiago, que não trabalha aqui perto - embora passe na serra ainda mais tempo do que eu), têm tido outros contributos (mais ou menos documentados aqui no blog) no sentido do que eles consideram ser o desenvolvimento da região. Claro está que o que nós, eventuais velhos do Restelo, consideramos desenvolvimento pode ser considerado outra coisa por outras pessoas...

Seja como for, não falamos apenas. Mas, mesmo isso, já não seria assim tão pouco, nestes tempos...

Saudações
José Amoreira

Anónimo disse...

Sim acompanho regularmente este e outros blogs ligados á serra da estrela e li com atenção todos os posts referentes ao CIT. Eu não quis chamar aos autores deste blog de "velhos do restelo" apenas utilizar a expressão para uma atitude que esta Serra tão bem conhece, mas tambem não deve saber bem ouvir, aplicado a uma tentativa activa de promoção, valorização e protecção do patrimonio ambiental da Serra da Estrela, chamar de presunçosa como indirectamente se faz passar neste post, ou colocá-lo no topico de radicalismos, sem dar o beneficio da duvida a quem tem tentado fazer alguma coisa de positivo por este espaço. E quanto á visão de desenvolvimento que difere em cada um de nós, é mesmo disso que precisamos diversidade pois detentores da verdade universal (os iluminati...hehehe) creio que continuam sem existir (apesar de eles continuarem a pensar que sim), e é nessa diversidade de visões que poderemos encontrar um caminho mais coerente. Mas se não o fizermos em conjunto e no timing e local certo continuaremos a ser uns anões a tentar gritar para que alguem nos oiça.

Sem querer arrastar mais a troca de comentários digo apenas como já disse:

juntemo-nos, discutamos, troquemos opiniões e ideias (em vez de criticas), para que possamos exigir uma estratégia coerente, integrada e com uma entidade reguladora eficáz e presente. E isto parece-me ter no CIT um local priveligiado para que possa acontecer.

mais uma vez obrigado e até breve...

ljma disse...

Caro anónimo, acho que não me entendeu. Qaundo disse que "Presunção e água benta cada um toma a que quer" referia-me a mim, não ao CITorre.

O que queria dizer é que, correndo o risco de ser considerado presunçoso (por estar a fazer um flagrante auto elogio), acho francamente que é mais fácil encontrar o espírito de Miguel Torga no Cantâro Zangado do que na obra das autarquias, da região de turismo e da turistrela.

Já agora, aproveito para dizer que considero que esse espírito está também presente no CITorre. E ainda bem!

Espero ter agora clarificado melhor o que queria dizer.

ljma disse...

E mais ainda (isto comigo vai sempre às pinguinhas): Não quis, de maneira nenhuma acusar de radicalismo Miguel Torga ou o CIT. Eu diria que antes pelo contrário! Pretendi dizer que as belas palavras de Miguel Torga estão de acordo com a nossa maneira de ver a serra, que nós no cântaro zangado, se para tal nos chegasse o talento, as poderíamos escrever nós mesmos.

Porque falei, então, de radicalismo? Porque disso nos acusam frequentemente. Pretendi dizer, ao fim e ao cabo, que esses que nos acusam de radicalismo poderiam igualmente acusar disso Miguel Torga.

Agradou-me muito reler, no CIT, as palavras de Miguel Torga. Obrigado ao CIT por isso.

Espero, desta vez, ter sanado quaisquer eventuais mal-entendidos.

Boa noite!

Algarvear a Serra da Estrela? Não, obrigado!