terça-feira, julho 01, 2008

Surpresas

Fotografias de telemóvel rasca... Enfim, foi o que tinha à mão.

A mil e setecentos metros de altitude, no flanco oriental do Cântaro Gordo, sobre a Lagoa dos Cântaros, bem agarrado a uma parede rochosa quando em toda a volta se vêm os "ossos" das giestas e urzes que arderam no incêndio de 2005, um pequeno conjunto de carvalhos negrais!

6 comentários:

TPais disse...

Boas noticias!! Por acaso tenho reparado que na zona dos cantaros começam a haver exemplares de Q.pyrinaca de porte razoavel visiveis principalmente em zonas de rocha pouco acessiveis!Curioso!
Abraço

ljma disse...

Tiago, *começa a haver* exemplares de carvalho negral ou *resistem ainda* exemplares de carvalho negral?

Não sei. Mas é curioso, de facto. E são sempre surpresas muito agradáveis...

Abraço!

Pedro Nuno Teixeira Santos disse...

Era curioso determinar qual o carvalho-negral que se situa a maior altitude; suponho que sejam os que estão imediatamente antes do túnel (do lado direito no sentido ascendente).

É pena que após décadas e décadas de destruição, praticamente não reste um único carvalhal dentro da área do Parque Natural; mesmo na zona de Famalicão da Serra (junto à estrada que vai de Valhelhas para Vale de Estrela), que será das zonas que conheço do PN a que terá maior extensão de carvalhos, não chegará a existir um carvalhal propriamente dito, mas antes um bosque misto de castanheiros e carvalhos.

TPais disse...

Olá Pedro e José.
Na verdade é possivel que esteja mais atento a estes exemplares desde a campanha de reflorestação da ASE mas estou convencido que está a existir alguma recuperação.
E fazendo a ligação com o comentário do Pedro refiro a titulo de exemplo que nessa mesma estrada de Valhelhas para Vale de Estrela pude verificar forte regeneração natural de carvalhos em encostas que penso terem ardido há cerca de 6 anos.
Devo dizer que do ponto de vista do "trabalho da natureza" estou moderadamente confiante na recuperação de algumas especies.
Abraço
Tiago

ljma disse...

Isso de determinar qual o carvalho de maior altitude da Serra podia se calhar ser uma actividade interessante num programa eco-escolas...

famel disse...

Em sobral de São Miguel em plena Serra do Açôr existe uma xona, hoje quase inacessivel, chamada pelos locais de "Porta dos Mouros".

Há alguns anos consegui quase chegar lá, o declive, as silvas e giestas mortas, tal como o mato cerrado que se encontram por lá, não me permitiram descer à base dessa grande "porta".

Mas do que vi, essa Porta é simplesmente um grande rochedo (30 m de altura), com aspecto de ter sido esculpido nele um porta...contudo o mais interessante foi deparar-me com um enorme sobreiro que sai da rocha. Ou seja ele nasceu nas fendas da rocha e foi-se desenvolvendo para onde conseguiu. É uma imagem simplesmente magnifica...pena ser tão dificil hoje em dia chegar lá para tirar uma foto :(

Algarvear a Serra da Estrela? Não, obrigado!