sexta-feira, agosto 31, 2007

Protegida de quê?

A caminho das Penhas da Saúde pela estrada, dei ontem com o sinal em baixo, na curva perto do Covão do Teixo. Foi colocada na segunda quinzena do mês de Agosto, quase aposto, porque não me lembro de a ter visto antes (mas pode ter-me escapado, claro).

Não percebo nada disto, mas suponho que este sinal indica que a zona do Covão do Teixo é uma zona onde a caça é permitida, condicionada pelos termos da lei que rege as zonas de caça municipal e pelos do Processo nº 4315 DGRF. Não faço ideia de quais sejam esses termos.

O sinal está afixado mais ou menos no local sinalizado com o triângulo circundado a vermelho, no mapa em baixo. A localidade no canto inferior direito é a Covilhã, o casario no canto superior esquerdo é as Penhas da Saúde. A linha rosa é (mais ou menos) a fronteira do Parque Natural da Serra da Estrela (PNSE).

Esta zona de caça municipal está, portanto, bem dentro do território do PNSE.

Outra zona de caça bem dentro do PNSE é uma perto do Alto de S. Lourenço, no Concelho de Manteigas. Decerto haverá outras de que não tenho conhecimento. Isto, já para não falar das zonas de caça nas fronteiras do parque. Ou do furtivismo.

Zonas de caça, urbanizações, aldeamentos, estâncias de esqui em permanente ampliação (mesmo sem neve), estradas mais ou menos verdes, Voltas a Portugal em bicicleta, acesso rodoviário desordenado e sem restrições, parques eólicos, barragens... O PNSE é, de acordo com algumas leis, a maior área protegida nacional. Mas, na realidade, é protegida de quê, ao certo?

A crítica que obviamente está implícita na questão com que acabei este post não a quero dirigir apenas à direcção do PNSE. É dirigida a todos nós.

5 comentários:

Anónimo disse...

Caro José,
visite o seguinte link:
http://www.dgrf.min-agricultura.pt/v4/dgf/pub.php?ndx=4109

Efectivamente é lamentável este tipo de situações. Já não há limites nem fronteiras neste país,triste fado o nosso.

Cumprimentos.

ljma disse...

Lamentável, de facto, caro anónimo! Obrigado pela link, acho que vou achar muito interessante a distribuição das zonas de caça na nossa região.
Cumprimentos
José Amoreira

Anónimo disse...

O PNSE é, de acordo com algumas leis, a maior área protegida nacional. Mas, na realidade, é protegida de quê, ao certo?...sic

Devia era estar protegida de extremistas e outros nomes terminados em istas!

ljma disse...

Anónimo, não tenho a certeza de o ter percebido, mas creio que se refere aos ambientalistas. Ah, mas desses, já sabe (pelo que tenho escrito no blogue) que considero que a serra tem estado muito bem protegida...

Acha que são mais visíveis na Serra as marcas dos ambientalistas ou dos poluidores? Dos ambientalistas ou dos construtores? Dos ambientalistas ou dos fazedores de estradas? Dos ambientalistas ou dos incendiários?

Se me quiser convencer, convido-o a desenvolver melhor os seus pontos de vista, caro anónimo... Cá fico à espera!
Obrigado pela sua participação.
José Amoreira

Coisas do Tim disse...

Ontem colocaram um em frente a minha casa onde existe um terreno muito grande so com ervas daninhas, nem uma arvore tem, deve ser para coelhos. Acham que ele vai la focar muito tempo? Não porque em 2 frentes ha casas e crianças. Se fossem caças o c@ralho é que lhes achava piada.

Algarvear a Serra da Estrela? Não, obrigado!