quarta-feira, agosto 29, 2007

Parabéns e bem hajam

O Centro de Interpretação da Serra da Estrela (CISE) da Câmara Municipal de Seia reuniu perto de uma centena de voluntários na zona da Torre no dia 18 de Agosto, para uma operação de recolha de lixo disperso! Como resultado, foram recolhidos 920 kg de resíduos, entre sacos de plástico, latas de bebidas, pilhas, garrafas de vidro, restos de trenós, latas de tinta, cabos, ferros, pedaços de madeira e até um frigorífico. Mais informação disponível no Diário as Beiras.

Para que servem estas iniciativas? Para limpar, por pouco que seja; servem como veículos para a educação ambiental, obviamente; servem para chamar a atenção, como medidas mediáticas. Procura-se o protagonismo? Não, mas procurou-se (pelo menos no caso da 1ª caminhada pelo ambiente da Serra da Estrela) o mediatismo: com medidas como estas dá-se um (pequeno, admito) abanão nas consciências dos que nos visitam e que cá deixam o lixo. Mais importante ainda, gostava que os responsáveis pela gestão do turismo e da conservação da natureza da Serra da Estrela notassem com estas operações o urgente que é a definição de regras de ordenamento do acesso à zona da Torre.

O CISE é um organismo da Câmara Municipal de Seia. Pela sua criação, os parabéns no título deste post extendem-se também à autarquia senense. Perante a inexistência de organismos semelhantes nos restantes concelhos da região, o que se pode dizer?

Sem comentários:

Algarvear a Serra da Estrela? Não, obrigado!