quarta-feira, julho 18, 2007

And now, to someplace completely different!

Face tibetana do Monte Everest (imagem da Wikimedia).

Como há um leitor do Cântaro Zangado que não me deixa falar sobre Manteigas por entender que eu nada sei desse concelho(1) , resolvi agora falar de outra região: o Tibete!
Acho absolutamente lamentável que o governo da China tenha decidido fazer uma estrada pavimentada até ao acampamento-base do lado norte do Monte Everest, alegadamente para permitir a passagem da chama olímpica nessa região (e das equipas de reportagem que lá cairão como moscas, olha quem!).
Diga-se que a autoridade chinesa sobre o Tibete é altamente questionável e que o Dalai Lama, chefe espiritual dos Tibetanos, exilado na India desde que a China impôs o seu domínio nos anos cinquenta, se manifestou contra a recente inauguração de uma linha férrea entre a China e Lhasa, a capital do Tibete.

(1) A bem dizer, acho que o que chateia este leitor é que eu tenha criticado alguns anúncios de projectos do presidente da Câmara de Manteigas para as Penhas Douradas; se os tivesse defendido, quer-me parecer que esse leitor nada teria a dizer sobre o meu desconhecimento da realidade da sua terra...

6 comentários:

Anónimo disse...

Na verdade não só está planeada uma estrada alcatroada como a construção de um hotel no referido campo base.
Existem por aí muitas Turistrelas!

Paulo Roxo

Anónimo disse...

A bem dizer, acho que o que chateia este leitor.....

Chateado eu?!?!?!

O Sr. tem pretens�es a muitos cond�es, mas da� a ter o cond�o de me chatear...vai uma dist�ncia...e ali�s viu-se quem afinou...

Acho que nunca me diverti tanto como desde que leio o blog do m�gico e seus duendes...eh eh eh

ljma disse...

Ai esta tendência para agarrar as palavras mais irrelevantes e partir daí para o disparate, Penhas... Olhe, substitua as palavras "chateia este leitor" por "levou este leitor a rebater as minhas opiniões", já que não se chateou, apesar de o ter parecido, e muito.
Penhas, pensa que eu não notei ainda que o Penhas não está para outra coisa que não seja divertir-se um bocado? Pensa que eu ainda tenho ilusões de que o Penhas quer conversar a sério? Acha que se está a rir à minha custa? E ainda não notou que tenho aproveitado as suas diatribes para fazer os leitores do Cântaro Zangado rir à sua?

Desta vez, com este post sobre o Tibete, fui eu a lançar uma provocação reles e primária. Acho que foi a primeira e espero que seja a última. Não senti satisfação nenhuma, não me diverti nadinha, em vê-lo morder o anzol, Penhas. Enfim, cada um tem os seus divertimentos.

Continuação de excelentes férias, são os desejos do "mágico".
José Amoreira

ljma disse...

Paulo Roxo (duende, amigo ;)
Gostava de poder acreditar que os turistas do Everest são dos puros, que preferem caminhar a pé e acampar, à boa maneira montanheira. No entanto, a realidade do Everest já não é bem essa, com as companhias comerciais a "oferecerem" ascenções a pessoas que nunca usaram grampons e piolet, desde que paguem o suficiente para uma equipa de sherpas os arrastar (e ao oxigénio engarrafado de que necessitam) montanha acima...
Mesmo assim, mesmo no Everest, há chinesices (ou turistrelices) que poderão ser inviáveis (oxalá que esse hotel seja uma delas). Mesmo no Everest, há investimentos para o desenvolvimento muito mais prometedores e urgentes do que estas turistrelices.

Boas trepadelas!
José Amoreira

Anónimo disse...

Verdade seja dita: tenho de reconhecer k realmente o Sr. é extremamente divertido.

Anónimo disse...

Mas aos poucos lá vai reconhecendo que os seus posts não passam de provocações reles, primárias e divertidas.
E nem imagina como nos divertimos com esses seus ares!
Faço votos para k continue nessa sua toada after-shave.

Algarvear a Serra da Estrela? Não, obrigado!