sexta-feira, maio 04, 2007

Ainda sobre o Covão da Ametade

Em 1990 ou 1991, participei no Nevestrela. Chegamos no Sábado depois de almoço ao Covão da Ametade. Estava frio, nevoeiro, chuva miudinha (que se transformou em neve perto da hora de jantar), o Covão estava coberto com meio metro a setenta centímetros de neve dura, já acamada desde Dezembro (foi um ano de muita neve). Chegados ao Covão da Ametade, demos com o pessoal todo (nesse ano participaram perto de quatrocentas pessoas) com as mochilas arrumadas, tendas por montar, em pequenos grupos que discutiam acaloradamente. Notava-se a tensão no ar.
Que se passava? O PNSE não autorizava a realização do evento, aparentemente por causa de possíveis danos para o cervum. Estranho, pensava eu para com os meus botões. O cervum está protegido por uma armadura de meio metro de espessura, e eu já vi ranchos folclóricos actuarem aqui no Verão, espezinhando entusiasticamente este mesmo cervum...
O resultado foi que fomos todos acampar para o estradão de Beijames (entre a Nave de Santo António a zona sobre o Poço do Inferno). E o cervum? Ao que vemos nas fotos dos posts anteriores, o cervum está bem, protegido pelo sempre vigilante PNSE. Imagine-se agora que o parque tinha autorizado, nesse ano, o Nevestrela...

Como sempre quando lhe faço reparos, quero aqui deixar claro que simpatizo com o PNSE, que espero que cumpra a sua função, ou seja, que efectivamente este espaço natural (ainda) maravilhoso que é a serra da Estrela seja protegido dos que a agridem, com ou sem conhecimento do que estão a fazer. Ou seja, espero que o PNSE limite, quando assim o entender, a minha liberdade como praticante de montanhismo que sou. Mas não pode ser só a liberdade dos montanhistas a ser condicionada.

1 comentário:

Miguel Grillo disse...

Algures entre o Natal e a passagem de ano de 1992, estava eu e mais 3 amigos acampados neste belo covão, coberto de neve. 4 pessoas, duas tendas e ninguem mais! Quando ao final de uma tarde surgem 2 funcionários PNSE e dizem-nos que não podemos estar ali acampados.

Que grande impacto que causávamos! De facto certamente muito superior a tudo o resto que se pode vislumbrar em um qualquer domingo de verão ou agora com esta aberração.

Vergonha das vergonhas...

Algarvear a Serra da Estrela? Não, obrigado!