segunda-feira, abril 30, 2007

Programa para Outubro

(Carvalhal jovem, mas já com algumas árvores com um porte muito razoável, perto do Parque de Campismo do Pião.)

Excerto do 2º volume da série "Árvores e florestas de Portugal" actualmente em publicação pelo jornal Público:
Em estudos comparativos com florestas de pinheiro-bravo, o solo do carvalhal apresenta valores mais elevados de carbono, azoto, capacidade de troca, potássio e magnésio, uma menor acidez e relação carbono/azoto, constituindo globalmente um melhor solo.

(pág. 106)

Vamos então plantar carvalhos. Mas não é agora a altura de o fazer. É melhor aguardar para depois dos meses mais quentes e secos. E os carvalhos na Serra convivem com vidoeiros e tramazeiras. Evitem-se as monoculturas, variar é preciso!

2 comentários:

Pedro Nuno Teixeira Santos disse...

Nota-se pelo teu texto que estás, como dizem os espanhóis, com "ganas" que chegue Outubro para semear mais bolotas e plantar carvalhos!

Isso significa que ficaste com o "bichinho" das árvores entranhado!

ljma disse...

Um bocadinho, sim. Também tenho um berçário, com um castanheiro e sete ou oito carvalhos, quatro dos quais carvalho-negral. E, como te disse, faço planos de, depois do Verão, comprar no viveiro da Malcata mais algumas dezenas de carvalhos. Tenho um vidoeiro que gostava de "reproduzir", mas não sei ainda como se faz, onde devo procurar as suas sementes (aquilo não dá bolotas, gaita!).
Mas acho que eu gosto é de florestas, mais do que de plantá-las...

Algarvear a Serra da Estrela? Não, obrigado!