segunda-feira, abril 09, 2007

4/5

Quarto artigo da série que Francisco Paiva publica n'O Interior com o título geral "A Beira Interior e a Serra: notas sobre planeamento e turismo". Pode lê-lo na íntegra clicando aqui. Aqui vai um excerto:
Nesta região, embora pouco estudado, o recente êxodo massivo do meio rural para os aglomerados urbanos teve consequências desastrosas para ambos: é sabido que qualquer cidade precisa de uma zona de influência e que o abandono dos campos provoca a completa dependência alimentar, dita o fecho de equipamentos e de serviços básicos (escolas, correios, postos médicos, etc.), o abandono dos idosos à sua sorte, a ruína do edificado e a degradação dos campos aráveis. Simultaneamente, a periurbanização desqualificada provoca a dependência quotidiana do automóvel e a preponderância viária, visível no sobredimensionamento de vias, rotundas e parques de estacionamento pago.
Acrescento eu, dizendo o mesmo por outras palavras, que esta periurbanização desqualificada é causa e sintoma das cidades que temos, que servem apenas (e cada vez mais à rasquinha) para trabalhar (no local de trabalho), para repousar (no dormitório) e para circular de carro entre os dois locais. A isto (e mais umas voltinhas de sábado à tarde nos centros comerciais) chamamos viver.

Sem comentários:

Algarvear a Serra da Estrela? Não, obrigado!