sexta-feira, março 16, 2007

"As alterações climatéricas não serão assim tão graves"

O título deste post foi retirado de declarações de Artur Costa Pais (administrador da Turistrela) ao Público de 12 de Dezembro de 2006 (a que já me referi aqui).
Mmm, duvido disso. As imagens que ilustram este post mostram uma cerejeira e um sabugueiro em flor, no concelho de Gouveia. Tudo normal? Quase: as fotografias foram tiradas, respectivamente, em Outubro e em Novembro de 2006 (obrigado, Luís).
Quando era pequeno, via cegonhas em Monforte da Beira (na zona do Tejo Internacional), na Primavera e Verão. Agora vejo cegonhas, muitas, todo o ano, na Boidobra (Covilhã) e entre os dois acessos ao Fundão da autoestrada A23.
Em Viena de Austria, num certo parque, há um castanheiro secular cuja floração marca "oficialmente" o início da Primavera. É uma tradição antiga, este castanheiro já é o terceiro da "dinastia" de anunciadores da Primavera. No início do Outono de 2006, floriu.
"As alterações climatéricas não serão assim tão graves"... Não? Acho que ainda não vimos nada...

Se, por acaso, ficou impressionado pelo documentário "The Great Global Swindle", produzido pela Channel 4 e recentemente transmitido, leia este artigo no Ondas. Se acha que a tese da influência das manchas solares sobre o clima veio lançar novos dados sobre esta questão, saiba que ela não é nova e leia este comunicado da Max Plank Society; se ficou espantado pela anunciada incongruência da "lentidão" do aquecimento das camadas intermédias da troposfera, saiba que o anúncio dessa "lentidão" resulta de observações que os próprios autores já corrigiram; saiba que pelo menos um dos cientistas que participaram nesse programa se manifestou incomodado com o seu teor claramente tendencioso. Saiba mais ainda aqui.

2 comentários:

Anónimo disse...

Caro José Amoreira,

É sempre bom visitá-lo aqui, embora este seja o meu primeiro comentário no seu 'blogue'.
Se viu o documentário de Al Gore, recordará que ele fala em alterações nas estações e que com a migração das aves, algumas quando chegrem à Europa já não encontrarão os seus alimentos tradicionais, o que lhes provocará a morte ou o não nascimento das suas crias...Os brasileiros têm um ditado que diz: "Camarão que dorme, a água leva". Julgo que muita gente dorme, mas que a água não os leve...
Votos de um excelente Fim-de-Semana.
João Carreira
http://sol.sapo.pt/blogs/joaocarreira/default.aspx

ljma disse...

Obrigado pelo cumprimento, João Carreira. É também muito bom tê-lo por cá. Vou passar a frequentar o seu combaro, e talvez lhe junte, de vez em quando, a minha pedrinha.
Saudações!
José Amoreira

Algarvear a Serra da Estrela? Não, obrigado!