terça-feira, janeiro 09, 2007

Entidades licenciadas pelo ICN - Factos!

Adriventura (Covilhã)
Clube de Balonismo da Caniçada-Gerês
Incentivos Outdoor (Porto)
Margens (Agueda)
Papa-Léguas (Lisboa)
Rotas do Vento (Lisboa)
Serra Aventura (Fundão)
Universo TT (Guarda)

Definição de Actividade de Animação Ambiental pelo ICN: "Considera-se animação ambiental o conjunto de instalações, actividades e serviços que visam promover a ocupação dos tempos livres dos turistas e visitantes através do conhecimento e da fruição dos valores naturais e culturais próprios das Áreas Protegidas. "

São estas as empresas licenciadas pelo ICN, à data de 15 de Dezembro de 2006, para exercer Actividades de Animação Ambiental (fonte:www.icn.pt)! Como pode ver são apenas 8, das quais apenas 3 com sede na RTSE e exclusividade de acção. Ou seja, estas empresas não se estão a multiplicar como afirmava o artigo da Visão publicado há algumas semanas e comentado aqui.

Curiosamente, não vejo a Turistrela nesta lista!?Não sei bem o que isto quer dizer porque a verdade é que eles não fazem actividades de Animação Ambiental de jeito! Tambem não sei se o protocolo estabelecido com o ICN os isenta destas licenças? A verdade é que se trata de mais uma situação na qual as outras empresas entram no mercado já em desvantagem relativamente à Turistrela.

Na minha opinião, existe um grande deficit na oferta de actividades de "Animação Ambiental" na região e não se vê, nem pelos projectos anunciados no PITTER ou por outra politica governamental, qualquer aposta real nos mesmos (exceptuando a aposta no esqui!!).

O monopólio da Turistrela, ao contrário do que afirma Costa Pais, é, na prática, bem REAL!

2 comentários:

Anónimo disse...

Gostei do Blog e a opinião tem todo o sentido. Parabens

TPais disse...

Obrigado por participar Nuno!
Apareça mais e deixe o seu comentário
Abraço

Algarvear a Serra da Estrela? Não, obrigado!