terça-feira, janeiro 09, 2007

Falemos de turismo, mas com seriedade (II)

Outro artigo de opinião publicado pela Kaminhos:
Não há problemas na Serra da Estrela?
OPINIÃO: Pedro Guedes de Carvalho

Tendo lido a carta de Luís Veiga na edição de 8/1/2007, gostaria deadicionar o seguinte:
O PETUR, documento cuja coordenação esteve a meu cargo, foi entregue em 31 de Março de 2006 a todas as Câmaras (10) que constituíam a AIBT Serra da Estrela.
Por estranho que pareça nunca a imprensa regional, nem as Câmaras, nem a RTSE, pediu, comentou ou solicitou qualquer debate público do mesmo. Tenho acompanhado as notícias dos ziliões de euros que se anunciam para a Serra da Estrela, bem como as taxas de ocupação da região. Com admiração, pois com efeito criam um efeito preverso, no seu pior momento: o Inverno.
Afinal não há problemas com o Turismo por aqui, parece, não?
Ou haverá problemas e anda-se a tentar escamotear o problema?

Pertencendo actualmente à equipa que está encarregada de preparar o PROT Centro, como consultor para a área do Turismo, a convite do presidente da CCDR_C e da Secretaria de Estado do Ordenamento do Território, estou em condições de afirmar que tal documento está previsto estar concluído para final do próximo Verão.
Entendo por isso muito acertada a posição do dr. Luís Veiga, ao afirmar que é urgente de facto um debate sério sobre a Serra de Estrela e que basta de andar a atirar poeira para o ar, acenando com ziliões de euros, pois o problema da Serra não é de facto esse. É um problema muito mais sério e que exige de todos os responsáveis uma atitude séria, de debate e escolhas.

Esta oportunidade é talvez uma das últimas que teremos para definir e decidir uma ideia séria dio futuro para esta região que se não compadece com as notícias que vão saíndo amiúde e que mais não passam de pura propaganda preversa.

08-01-2007

Pedro Guedes de Carvalho é Professor na Universidade da Beira Interior. Face a estas opiniões (esta e a de Luís Veiga, já para não falar de muitas outras menos ilustres, como a deste vosso humilde anfitrião aqui no Cântaro Zangado), até quando continuaremos a ser obrigados a aturar os discursos rascas e falsos ou semi-falsos das forças vivaças que gerem os destinos do turismo na nossa região?

Está na hora de mudar, na hora de acabar de vez com o Turismo do Entulho!

Sem comentários:

Algarvear a Serra da Estrela? Não, obrigado!