segunda-feira, janeiro 29, 2007

Desse ponto de vista...

Hoje fui a Manteigas, para participar em mais uma iniciativa do programa Um milhão de carvalhos para a Serra da Estrela, aquela que referi aqui. De manhã, caía uma chuvinha miudinha na Covilhã e a temperatura era 4°C. Suspeitei que as estradas da Serra estariam cobertas de neve, mas um telefonema para a GNR descansou-me. No entanto, a partir da Porta dos Hermínios, onde estão situadas as ruinas do antigo Sanatório dos Ferroviários, comecei a notar neve na estrada e a sentir o carro a sofrer pequenos deslizes, que foram piorando à medida que ia subindo. Deviam ser 8:45, ou perto disso. Já depois da Pedra do Urso, a progressão era mais uma derrapagem contínua do que outra coisa.
Desisti a uns 500m das Penhas da Saúde. Fiz inversão de marcha, com uma técnica que não recomendo a ninguém (e que espero não ter que voltar a usar), e regressei ao vale, planeando dirigir-me a Manteigas pela estrada de Verdelhos. Cheguei à Covilhã sem ter sofrido nada mais do que umas injecções de adrenalina.
Enquanto descia, pensava para comigo, chateado, "tu já devias saber, moras aqui há 15 anos, cresceste aqui, mais pareces um pateta de um turista, que vergonha".
Mas depois reparei que tinha estado a tentar conduzir um carro familiar, sem correntes, em neve com profundidade muito semelhante à que se anunciava na estância de esqui Vodafone, durante o fim de semana de 13 e 14 de Janeiro (2 cm).
Dá outra dimensão à minha "aventura"...

Apesar do mau tempo, a iniciativa realizou-se, mas eu cheguei a Manteigas já tarde de mais para poder participar. Foram plantadas 1700 árvores, entre bétulas e tramazeiras.
Por acaso, safei-me e estou aqui a rir-me disto. Assim como assim, podia muito bem ter metido o carro numa valeta ou contra uma barreira. Tive sorte. Continuo chateado por ter sido tão imbecil.

6 comentários:

Rui Peixeiro disse...

Então José, aqui há tantos anos e ainda não tem umas correntes...

Informação à comunidade:
No continente estavam por lá umas em promoção por cerca de 30€ (já não havia era muitas medidas)
Nas bombas de gasolina da Cepsa (Renault) estão por lá à venda por 35€ e ainda havia muitas medidas.

Eu, como gosto de ir à Serra em quaisquer condições atmosféricas e já por lá passei a nevar, prefiro ter sempre as correntes na mala (se bem que nunca as tive de experimentar) e ter como de lá sair, do que um dia lá ficar preso e ter de esperar pelo limpa neves... Agora para quem só as quer para ir lá para cima "brincar" quando neva, é melhor pensar duas vezes, é que por vezes basta uma ficar um pouco torcida, ou haver pouca neve, ... para lá ir um pneu para o lixo.
No entanto, se ficarem bem colocadas, nada de mal fazem. O meu pai várias vezes as usou e nunca estragou um pneu.



Em relação ao projecto, é de louvar mais uma vez. Ainda mais que foram plantadas árvores de espécies que não carvalhos, para dar ainda melhor cor e diversidade à nossa serra.

José, uma sugestão... Seria possível, através aí duma imagem do google earth, marcar as zonas onde já foram plantados carvalhos?
Assim ficávamos a saber que pontos da serra estaram mais bonitos daqui a uns aninhos.

Um abraço.

ljma disse...

Rui, olá. Isto da falta das correntes... Gostava de poder dizer "em casa de ferreiro espeto de pau", mas é outra coisa: imprevidência (e estar atrasado demais para arrancar para Manteigas logo por Verdelhos em vez de meter pela Serra).

Quanto à ideia de apresentar em imagens do Google Earth as áreas intervencionadas, vou perguntar ao principal promotor do projecto se pode (e se acha conveniente) fazer isso que sugere.
Até breve!

Pedro Nuno Teixeira Santos disse...

Grande aventura...nestas coisas somos todos um pouco "turistas" e preguiçosos quanto a adquirir as ditas "correntes"!Eu também já tive as minhas peripécias...

São os riscos de quem se empenha na defesa da nossa Serra!
Abraço

Anónimo disse...

Olá Ze Amoreira e Rui Peixeiro. As grandes zonas definidas para os carvalhos podem ser consultadas no site do CAAL www.clubearlivre.org, ir a Destaque (lado esquerdo da página)clicar em Um milhão de....,procurar em Noticias e Actividades Boas Festas e um Optimo 2007..., e aí temos os slides de apresentação do programa "1 Milhão de carvalhos para a Serra da Estrela" e no slide 8 estão os locais, com alfinetes amarelos - Lagoa dos Cântaros,Candeeira e Covão do Lameirão. Encontraram?

Já agora, ontem, 29, estive com os sapadores florestais, e foi uma alegria ver aquela gente, serra acima, a meter árvores... E por falar em árvores, os stocks estão mesmo a acabar, e o PNSE nunca mais entrega os 2600 em falta, do compromisso de 6000.Mas, Amigos, isto não pára, vai haver o Nevestrela e para o ano, o Zé Maria terá grandes e boas surpresas para todos nós!!! Isto apesar de nunca vermos nestas coisas, nem ao lado nem por cima ou atrás, as entidades que mais deviam estar de alma e coração - autarquias, associações locais, conservadores da natureza, etc, etc,Pode ser que para a próxima, e dado o impacto que a coisa está a ter, comecem a aparecer e a apoiar...
Um abraço
JV

Rui Peixeiro disse...

Obrigado Sr José Veloso. Encontrei!

Anónimo disse...

Óptimo, Rui Peixeiro, ainda bem.
Um abraço
JV

Algarvear a Serra da Estrela? Não, obrigado!