sexta-feira, dezembro 15, 2006

O esqui na Estância Vodafone, como ele é.

  1. Se é verdade que, como diz Artur Costa Pais (proprietário e administrador da Turistrela, a empresa que detém a concessão exclusiva do turismo na Serra da Estrela), a tecnologia moderna permite que os canhões de neve assegurem a cobertura de neve nas pistas de esqui mesmo com temperaturas positivas;
  2. se é verdade que as várias pistas da estância de esqui Vodafone estão servidas por canhões de neve (exceptuando uma, classificada como pista negra [mas é um negro muito vermelho-esverdeado]);
  3. se é verdade que, desde o final da semana passada, se têm verificado temperaturas bastantes baixas em toda a região, não tem chovido nem têm ocorrido aqueles nevoeiros, nada excepcionais na Serra de Inverno, que "comem" a neve a olhos vistos.
Se é verdade tudo isto, porque é que a estância de esqui está a funcionar com apenas duas das suas nove pistas abertas? Porque é que, dos cinco meios mecânicos instalados, apenas os dois teleskis mais pequenos estão em funcionamento?
Na época passada, o início do Inverno foi ainda mais frio. Se é verdade a primeira das premissas que enumerei acima (e já se verificava a segunda), porque é que até meados de Janeiro (ou seja, à volta de um mês e meio, digamos, 35 a 50 dias, ou seja ainda, quase metade da duração total da época) a estância funcionou na situação que que agora se verifica, isto é, reduzida às duas pistas mais pequenas e mais triviais? Porque é que a tal pista dita "negra" não esteve aberta ao público mais do que uma semana, se tanto?

Para se ter uma ideia real do ridículo da situação, as duas pistas em funcionamento têm uma extensão total que não ultrapassará os trezentos metros (infelizmente, este ano a Turistrela não disponibiliza online os dados técnicos das pistas e dos meios mecânicos, por isso não pude verificar esta estimativa). A estância, sendo minúscula, tem desenhadas pistas que totalizam perto de seis quilómetros. Ou seja, temos a funcionar, apenas, 5% da minúscula extensão da estância. Se fizéssemos as contas ao número de esquiadores por hora que os meios mecânicos em funcionamento permitem satisfazer, obteríamos uma percentagem ainda mais ridícula, aposto.
Mas também aposto que Artur Costa Pais e Jorge Patrão já estão a contar estes dias como dias de funcionamento da estância, prontinhos a mostrarem ao mundo e a certos jornalistas da Visão como é bom fazer esqui na Serra da Estrela, durante cento e vinte e tal dias por ano!

Não se limite, caro leitor, a acreditar no que digo. Desconfie! Vá ao site da Turistrela (www.turistrela.pt) e verifique por si.

3 comentários:

Anónimo disse...

Na minha modesta opinião, acho que o turismo no topo da Serra da Estrela devia ser interdito, ou seja, deveria ser proibido a presença de qualquer veiculo motorizado na Torre, devia-se sim tentar instalar um teleférico até à Torre, assim acabava-se de vez com a estupidez da estância de Ski, aliás artificial. É uma palhaçada o ski da Estrela, quem "aprende" ali e mais tarde visita uma pista a sério, nunca mais mete o cú na Estrela pra fazer ski ou sku ou qualquer outra actividade de neve.

Mas enfim o peso da Economia vs. Ambiente está mais que definido, através do interesse público (de alguns) faz-se de tudo neste país da tanga!!!!!

Um Montanheiro Apeado!!!

ljma disse...

Caro Montanheiro Apeado, concordo com quase tudo o que diz. Mas digo mais: o cume do Ben Nevis (alt. 1300 m, um monte arredondado como a Estrela), na Escócia, é o ponto mais elevado das ilhas britânicas. Não tem estradas de asfalto para o topo, nem tem teleféricos. Mesmo assim, todos os anos 150.000 pessoas sobem a pé até ao cimo. O passeio é demorado (pela via normal dá para seis a oito horas), logo, estes visitantes não podem chegar e partir no mesmo dia. Têm que ficar e pagar por dormidas na região, pagar pelas refeições na região, e pagam a guias na região. Se tivessem no Ben Nevis teleféricos como os que defende (e que eu também prefiro ao que nós temos), mais visitantes ainda chegariam ao cimo do monte, decerto. Mas, visto que a visita seria menos demorada, podemos com certeza garantir que deixariam mais riqueza na região?

Mas isso é com os escoceses, nós ainda estamos a milhas, com tanta gente a pedir (ainda mais) estradas. Turismo toca e foge, é o que queremos.

Bom fim de semana!

nikel disse...

será q niguém descobriu ainda q para se esquiar é preciso haver um declive?!?!?!
n é ski de fundo q procuramos, é?!?!

Cota min. 1851 m
Cota Máx. 1988 m

n há milagres são 130mts..!
a pique, porque se pensarmos nas magnificas pistas de 1,5kms imaginem o que isso dá em termos
de angulo de inclinação..! se somar-mos a este facto a mais predominante neve húmida existente, chegamos facilmente à triste conclusão... NÃO ANDA!! dás 2 curvas e páras!!!

e a pista preta?!?!é do telhado da torre até à porta de entrada?!?!?

sejamos realistas, para n dizer honestos... n há , n há, paciência!
bastavam-nos mais 500mts de altitude media nacional e já tinha-mos mt por onde nos entreter...

assim sendo, estrada com ele!
até porque a serra, deve ter o forfait mais caro do mundo para aquilo q oferece!!!

enfim, deveria surpreender-me, mas já nem isso...

criem um forfait só para o snowpark (e abram-no, já agora), e pode ser q me vejam por lá...!(sem promessas)

fiquem bem
rui

Algarvear a Serra da Estrela? Não, obrigado!