segunda-feira, dezembro 04, 2006

Milhões de carvalhos (actualização)

Sobre o projecto "Um milhão de carvalhos para a Serra da Estrela, da Associação Cultural Amigos da Serra da Estrela (ASE), deixem-me contar o que já se fez:
  • No dia 3 de Novembro foi feito o lançamento oficial do programa, que contou com a presença do Sr. Secretário de Estado do Ambiente, de um oficial superior da Força Aérea Portuguesa (peço desculpa ao digno representante, mas não tomei nota nem do nome, nem do posto), do Presidente da Câmara de Manteigas, entre outras personalidades (que também não memorizei; peço desculpa a todos os que omiti). O discurso proferido pelo secretário de estado foi de apoio entusiástico à iniciativa. Nesse mesmo dia foram semeadas 900 bolotas;
  • No dia 19 de Novembro, 71 jovens, principalmente de Espanha (Salamanca) mas incluindo também alguns de Marrocos e Saara, aos quais ainda se juntaram 5 jovens de Lisboa e Almeirim, semearam 6500 bolotas;
  • No dia dois de Dezembro (antes de ontem), a ASE e o agrupamento 1111 dos escuteiros de Santarém, a que se juntaram alguns particulares (eu incluido), semearam mais 3000 bolotas.
Vamos, então, já com cerca de 10400 bolotas semeadas. Imaginemos que só uma em cada 20 bolotas "pega" (de acordo com várias fontes independentes, estou a ser muito pessimista na minha estimativa). Teremos no futuro, graças apenas ao que já foi feito até agora, 500 carvalhos. Vale a pena? Caramba, então não?! No próximo ano, com mais tempo de preparação, será dada mais atenção a outras espécies autóctones, como a tramazeira e a bétula (vidoeiro), mantendo-se ainda o investimento nos carvalhos.
Este fim de semana, no sábado dia 9, se as condições meteorológicas o permitirem, diversos grupos de montanheiros, federados na Federação Portuguesa de Montanhismo e Escalada, irão a pé para três zonas onde se procederá à plantação de cerca de 6000 carvalhos jovens (fornecidos pelo Parque Natural, bem hajam!), que serão transportados para os locais por um helicóptero da Força Aérea (três toneladas e meia de árvores não se carregam assim como assim às costas). Mais uma vez, esta iniciativa está aberta à participação de todos (eu espero poder ir). Deixo abaixo as instruções de José Maria da Serra, o principal dinamizador deste programa:
Para o efeito, quem quiser associar-se a esta actividade, deve estar no Covão d'Ametade, o mais tardar até às 9 horas do dia 9 deste mês, munido de uma pequena ferramenta que possa abrir covas, (um sacho, uma sacinho de jardim, um piolet, etc.) com a respectiva merenda e disponível para fazer uma pequena caminhada. Depois é só divertir-se a plantar os carvalhos que lhes apetecer porque não vai haver nenhum capataz, de chicote na mão a obrigar a fazer o que quer que seja. Pensamos que vão divertir-se e que no regresso vão sentir muitas saudades de voltar a fazer o mesmo. Ah! e irão concerteza adiar qualquer ida ao médico porque nesse dia irão tomar o melhor remédio da vida que é: não fumar, andar muito a pé e estar numa zona muito oxigenada.
Quer melhor programa do que isto?

Sem comentários:

Algarvear a Serra da Estrela? Não, obrigado!