quarta-feira, dezembro 06, 2006

Ele há fundamentalistas em todo o lado?

Veja-se a brochura A União Europeia e a Protecção da Natureza editada pela Comissão Europeia. Gostava de chamar a atenção para uma frase que aparece no fundo da página 9,
"No passado, o «turismo de massas» trouxe consigo a devastação do ambiente, especialmente nas zonas costeiras e montanhosas."
A devastação das zonas costeiras por acção do turismo de massas tem um exemplo evidente no Algarve. O turismo de massas nas montanhas é o do esqui de estância. Assim, lendo isto eu acho que fico esclarecido sobre o que a Comissão Europeia pensa da nossa aposta na neve como âncora, associada aos projectos de ampliação da Estância Vodafone, da mini-cidade das Penhas da Saúde, dos quatrocentos quartos entre a Varanda dos Carqueijais e a Porta dos Hermínios, do spa nos Piornos, dos dois hotéis e restaurante/observatório panorâmico na Torre. Fico com a ligeira impresssão de que, para a Comissão Europeia, esta é uma aposta "devastadora".
Mais acima na mesma página aparece um parágrafo também interessante:
"Queremos que as gerações futuras possam usufruir da beleza natural que vemos à nossa volta. Além disso, a vida de muitas pessoas é enriquecida por actividades de lazer que dependem do ambiente natural, como sejam a observação de aves, a pesca, o alpinismo, o mergulho autónomo ou simplesmente passear o cão."
A Comissão Europeia quer preservar o meu direito (e o dos meus filhos) ao usufruto da beleza natural que vejo à minha volta! A Comissão Europeia compreende que a minha vida fica enriquecida por actividades como o montanhismo! Aparentemente, então, a Comissão Europeia não nos considera, a mim e aos que pensam como eu, fundamentalistas, forças do bloqueio, estorvos ao desenvolvimento do país, só por tentarmos preservar a beleza natural que vemos à nossa volta.
Quem diria?!

Sem comentários:

Algarvear a Serra da Estrela? Não, obrigado!