quinta-feira, dezembro 28, 2006

Como é o esqui na estância Vodafone?

Há alguns dias, num artigo artigo intitulado O Esqui na estância Vodafone, como ele é, pus em causa a capacidade dos meios mecanizados de produção de neve da estância de esqui da Torre, baseando-me no facto de, apesar das baixas temperaturas, a estância estar a funcionar com apenas duas pistas abertas ao público.
Pois bem, a Turistrela rebateu os meus argumentos com acções. Sem que tenha nevado desde então, conseguiram abrir aos esquiadores mais duas pistas, um teleski e a telecadeira. Assim o afirmam no site, eu acredito mas não o posso confirmar porque não passei pela zona da estância estes dias.
Ou seja, neste aspecto em particular, o Cântaro Zangado não tinha razão ou, pelo menos, não a tinha toda. Fica feito o reparo.

8 comentários:

Anónimo disse...

Eu cá, como estive na Serra nos ultimos dois dias vi como conseguiram arranjar a neve... com uma RETROESCAVADORA!
Para nosso espanto, andavam com uma retroescavadora a retirar neve acumulada à borda da estrada para a colocar nas "pistas". Logo vinha o tratorzinho e... alisava a coisa.
Pois é... penso que no futuro vão encomendar neve à Escandinávia!... Á boa maneira Portuguesa...

Paulo Roxo

ljma disse...

Ah! Boa! Tenho que lá ir ver! Tinha razão quando disse que eu não tinha *toda* a razão. Porque alguma, pelo menos, ainda me é devida...

TPais disse...

Ljma, estou convencido que até ao fim do ano já não haverá neve nenhuma!!Realmente estas ultimas semanas tem tido condições excepcionais não só para a produção de neve artificial como tambem para a permanencia da neve já existente - baixa humidade e temperaturas sempre inferiores a zero! Ou seja, em situações excepcionalmente boas conseguem abrir duas pequenas pistas de esqui recorrendo à concentração da neve de toda a zona e aos canhões, imagine-se em condições comuns com o dobro das pistas!!O que se faz?Tira-se a neve de umas pistas para por nas outras?É tipo, cobre-se a cabeça com o lençol e destapam-se os pés!! O facto de abrirem duas pistas nestas condições não diz nada relativamente à viabilidade da estância! O cantaro continua com a Razão!!

TPais disse...

Só mais um pormenor engraçado!!
Vão ver as 4 pistas que a Turistrela diz ter abertas!!Vá lá...vão ver na página deles o mapa das pistas e rápidamente perceberão que todas essas 4 pistas se resumem de facto a...2!!as outras duas são o prolongamente de 50 metros das primeiras!!eheh!giro!Mas claro que agora podem dizer que tem a estancia a funcionar quase a 50%!!

Cova Juliana disse...

Hj na TVI ao almoço

"estância de ski a funcionar em pleno..."

Enfim, nem me vou alongar...

ljma disse...

Cova Juliana, realmente, comentários pra quê?

Al Cardoso disse...

Caro Amigo:
Nao sei se o Cantaro ficou ou nao Zangado em ver a "nossa Serra" no jornal da tarde da RPT, ontem.
Quem me pareceu de poucos amigos foi o presidente da Turistrela!!!

O Patrao da regiao de Turismo, tambem fala muito bem, nao sei e se alegra!!!

Gostava de um post seu acerca do assunto.

Um abraco fornense.

ljma disse...

Al, bom dia!
Ontem não vi televisão. Sabia que iam falar da "estância de esqui" no jornal da tarde da RTP, mas tinha combinado com um amigo ir escalar. E fui. Olhe, valores mais altos se "alevantaram"... Mas pedi a outro amigo que me gravasse a peça. Infelizmente, ele mora em Lisboa, de forma que, quando eu chegar a ver a reportagem, já deve ter passado a oportunidade...
Mas um leitor do Cântaro e o meu colega TPais deixaram alguns comentários sobre isso no artigo Les uns et les autres.

Boas entradas, Al! Um abraço covilhanense!

Algarvear a Serra da Estrela? Não, obrigado!