sexta-feira, novembro 17, 2006

Bom fim de semana

Finisterra

Finisterra: onde a terra acaba e o céu começa.

2 comentários:

Anónimo disse...

Olá Cântaro,

É já amanhã que sai o DVD "An Inconvenient Truth", que pelo que tenho visto/lido, é excelente e mostra, ou melhor, demonstra de forma compreensível para todo o público as alterações climatéricas que estão a afectar o nosso planeta, mostrando dados concretos, comparando com as variações cíclicas do passado, ...

O locutor (e quem originou este filme/documentário) é o americano Al Gore. Ao longo de todo o filme, não refere a nossa Serra da Estrela, nem mesmo Portugal, mas fala de algo muito importante que nos afecta a todos.


Podem ver mais em: www.climatecrisis.net


Muita gente tenta ignorar o problema do aquecimento global, dizem que só aumentou um grau centígrado nas ultimas décadas, ... mas eu que somente tenho 27 anos, já assisti a grandes alterações climatéricas aqui na região que vão muito para além dessa subida média das temperaturas. Em criança, lembro-me de em todos os Invernos nevar na Covilhã, de sair da escola primária com neve pelos joelhos, cheguei a fazer ski na pista dos Piornos, de em Agosto conseguir tomar umas banhocas nas Penhas da Saúde na ribeira que vem do descarregador do Lago Viriato, ... E agora??? Há quantos anos não neva "em condições" na Covilhã? Há quantos anos é impossível fazer ski nos Piornos, durante quanto tempo há neve natural na Torre? E água nas ribeiras (e rios) no verão?

Um abraço.

ljma disse...

Pois, eu li o livro. Estou com vontade de ver o filme, agora.
Esta questão não é uma questão menor. Parece-me que é o problema ambiental mais grave que enfrentamos. A nível global, certamente, mas também a nível regional.
Infelizmente, as empresas ligadas ao carvão e ao petróleo têm gasto fortunas na promoção da confusão global, fazendo as pessoas (e os dirigentes) pensarem que não há consenso na comunidade científica, ou que há poucas certezas. Isso não é verdade. Nem todos os detalhes das alterações climáticas associadas à emissão de CO2 (e outros gases) são conhecidos, mas também nem todos os detalhes da forma como o tabaco provoca os vários cancros a ele associados são conhecidos.
Mas, voltando à Serra, gostava de chamar a atenção para uma organização de estâncias de esqui americanas e da Natural Resources Defence Council chamada keep winter cool. Só para se ver a diferença de atitudes com a nossa Estância Vodafone...

Algarvear a Serra da Estrela? Não, obrigado!