sexta-feira, novembro 17, 2006

Pérolas (8)

A figura acima, com o texto que a acompanha (clique na imagem para a aumentar), foi publicada num suplemento de publicidade à Turistrela do Jornal do Fundão, de 19 de Abril de 2005. Refere-se a um projecto para mais um destes "núcleos de recreio" (expressão de Jorge Patrão, o presidente da Região de Turismo da Serra da Estrela), desta feita situado na zona da Varanda dos Carqueijais.
Como se pode ler, o projecto prevê a construção de 39 moradias (24 com rés-do-chão, 1º andar e sótão, 15 só com R/C) e inclui um circuito de manutenção e ainda "infraestruturas de apoio tais como piscinas, campos de ténis e um aparthotel que funcionará independente do resto do conjunto urbanístico".
Simultaneamente, "De forma a integrar o empreendimento na paisagem [...], as infraestruturas [...] foram reduzidas ao mínimo [...]".

Com este "mínimo" indispensável de piscinas, cortes de ténis, circuito de manutenção e aparthotel, a promessa até parece pretender agradar a gregos e troianos, mas a realidade poderá bem revelar-se antes um autêntico galinheiro como o do bairro dos chalés das Penhas da Saúde...
Seja o que for, será pior do que o que agora temos: espaço livre!

2 comentários:

Anónimo disse...

Se tivessem mas é quietinhos....

Pelo que aquela imagem mais pequena demonstra, querem colocar uma carrada de "galinheiros" à volta do hotel da varanda dos carqueijais.
E depois, outra carrada serra acima, até ao Sanatório...

E, só conto na imagem 32 casas, mais uma grande (deve ser o aparthotel), a isto ainda se acrescentam as restantes casas, as casas de apoio às piscinas, campos de tenis, afins...

Mas, o "povo" não terá voto na matéria???
Teremos sempre que ficar alheios a todas estas decisões?

Um abraço.

ljma disse...

Olá Rui. Também reparei nessa discrepância no número de casas. Mas a maior discrepância, suspeito, notaríamo-la quando o empreendimento estivesse construído. Quando, em vez de 32 ou 39 casas, contássemos 80 ou 100...
(Notou o meu optimismo, revelado pelo tempo verbal que uso? É que, suponho, por enquanto ainda tudo está em aberto. Ainda temos uma palavra a dizer!)
Um abraço!

Algarvear a Serra da Estrela? Não, obrigado!