terça-feira, outubro 03, 2006

Largest Climate Change Experiment - Participa!

Este é o desafio lançado pela BBC a todos os utilizadores de internet no mundo! Participar no maior estudo de sempre sobre a previsão das alterações climáticas no futuro. Esta área de investigação tem uma grande necessidade de recursos informáticos de forma a poderem validar os modelos que usam para prever as alterações do clima. Para testar um modelo os investigadores põe o modelo a fazer previsões do clima para datas que já passaram e comparam-nas com os dados que realmente se verificaram. Isto requere que sejam testados milhares de modelos ligeiramente diferentes uma vêz que as variáveis introduzidas são imensas.
O que este grupo de investigadores se lembrou foi de criar um sistema que permitisse utilizar o potencial de todos os computadores pessoais que o cidadão comum tem em casa ultrapassando assim em muito o poder informático até hoje utilizado para esta investigação. O utilizador tem apenas de fazer o download do programa e este realizará a experiencia em background utilizando apenas uma pequena parte dos recursos do computador. A experiencia pode ser parada em qualquer altura e retomada depois. Se quiserem saber mais podem ir aqui e se quiserem participar na experiencia podem ir aqui. Eu já participo!!

1 comentário:

ljma disse...

Eu já participei numa destas experiências, no ano passado. Mas depois disso reinstalei o sistema operativo e (entre muitas outras coisas que também se foram para sempre) não me lembrei de voltar a instalar o programa. Ah, está disponível para linux, também!

Algarvear a Serra da Estrela? Não, obrigado!