terça-feira, outubro 03, 2006

Algarvear o Algarve? Já chega, obrigado!

Bem, isto já nem é notícia, deixei passar a oportunidade. Mas não posso deixar de chamar a atenção para uma peça publicada na secção de economia do Público de quinta feira, dia 28 de Setembro. (Os assinantes do Público podem encontrar esta peça aqui.) E o que diz a notícia? Que o Secretário Geral da Organização Mundial do Turismo, Francesco Frangialli, que esteve em Lisboa para participar de um seminário daquela organização a propósito do Dia Mundial do Turismo, se confessou "um pouco chocado" com o aumento da construção no Algarve. Disse ainda que "temos que ter muito cuidado, com o Algarve em especial, porque esse fenómeno [o da construção excessiva] irá espalhar-se para Portugal [como aconteceu no sul de Espanha]".
Pelo que podemos ainda ler na mesma peça, o director do Instituto de Turismo de Portugal, Luís Patrão (irmão do presidente da Região de Turismo da Serra da Estrela), reagiu às declarações de Francesco Frangialli considerando que "Qualquer sítio em Portugal não tem a mesma capacidade construtiva nem a mesma volumetria [que as regiões espanholas]". Não sei o que diabo Luís Patrão queria dizer com isto, mas não parece mesmo nada ralado, pois não?

1 comentário:

TPais disse...

Tambem li essa noticia, fiquei especialmente preocupado quando Francesco Frangialli afirmou ter ficado, apenas, "um pouco chocado" e que tinhamos que ter bastante cuidado para que o Algarve não ficasse como algumas costas Espanholas!Em que lugar "remoto" da costa Algarvia esteve este Sr?É que do meu ponto de vista a maioria da costa Algarvia já tem construção excessiva comparavel à espanhola. Isto quer dizer que o sr Frangialli acha que o Algarve ainda não está suficientemente mau??Isto quer dizer que o Algarve ainda pode piorar? O problema destas organizações por vezes, é terem paninhos quentes a mais, ou seja, o que o secretário geral deveria ter feito era dar um grande puxão de orelhas aos promotores Turisticos portugueses constatando que a construção excessiva já é uma realidade não só no algarve.
Quanto a Luis Patrão as afirmações não surpreendem, está em linha de conta com o que tem sido a atitude de todos os governos, ou seja, só nos vamos preocupar com as coisas a partir do momento que sejam um problema. Assim podem fazer campanha a dizer que vão resolver o problema!Vejamos os exemplos do Algarve, da orla costeira, das pescas, da politica agro-florestal, até mesmo do planeamento das cidades!!
A ideia é esperar que os erros se repitam por todo o país para depois se gastar milhões a corrigi-los

Algarvear a Serra da Estrela? Não, obrigado!