terça-feira, setembro 12, 2006

Hoje é um dia dos meus!

Acabo de ler no Um par de botas que hoje, terça feira dia 12 de Setembro, é o dia europeu do pedestrianismo!
Não sei porquê, suspeito que não é o dia de Jorge Patrão (presidente da Região de Turismo da Serra da Estrela), nem o de Artur Costa Pais (administrador e proprietário da Turistrela, concessionária exclusiva do turismo e do desporto na Sera da Estrela), nem o de nenhum dos autarcas da nossa região... Não é, posso garantir, um dia especialmente relacionado com o turismo na Serra da Estrela, pelo menos nos termos em que ele se está a "desenvolver".

6 comentários:

Unknown disse...

Meus caros

Cheguei aqui através do meu colega de faculdade Tiago Pais. Aqui ficam os meus parabéns pela iniciativa tão oportuna de denunciar o assalto escandaloso ao nosso património natural.

Infelizmente ainda pouca gente compreendeu que o turismo em Portugal vive muito das paisagens - e que estas, pelo mais elementar bom senso, devem ser preservadas. Continuamos, contudo, a assistir a uma delapidação progressiva da beleza dessas paisagens, um fenómeno que em grande parte será irreversível e que tem de ser parado de imediato.

A propósito, gostaria de lembrar que Portugal assinou em 2005 a Convenção Europeia da Paisagem (http://www.apap.pt/.%5CAnexos%5Cpaisagem1.pdf). Mais uma vez não quisemos ficar de fora mas não levamos a sério o compromisso.

Cumprimentos,
Nuno Quental

ljma disse...

Caro Nuno, obrigado pelo encorajamento, Vá aparecendo. Como disse ontem, todos não seremos demais.
Acerca do que diz, sobre o que em Portugal se faz à paisagem (o aspecto mais visível do ambiente), há uma história infantil que retrata bem o que se passa aqui na serra. Para os (i)responsáveis, a Serra da Estrela é o gigante adormecido; para mim, é a galinha dos ovos de ouro.

TPais disse...

Tambem foi um dia dos meus!

fernando_vilarinho disse...

Oi Parece que o Algarve não anda a ser tão mal algarveado como isso...

http://pedestrianismo.blogspot.com/2006/09/via-algarviana-grande-rota-gr13-do.html

BTW, pra ser picuínhas, dia 12 de Setembro não é o dia Europeu do Pedestrianismo (DEP). Em 2002 a ERA (FERP) definiu na 2ª semana de Setembro o DEP (é um dia comemorativo móvel). Devido à maioria das caminhadas serem feitos ao weekend e assim facilitar as coisas. A Câmara de Évora festejou pela 1ª vez em 2004 o DEP, e escolheu dia 12( Domingo). A partir daí entendeu repetir esse dia 12. há certos sites que é melhor n confiar muito.

abr.

fernando_vilarinho disse...

Por exemplo este ano a ERA festejou o DEP em 9 e 10 de Setembro (a dobrar!! ;-) )

ljma disse...

De facto, não se pode confiar em tudo o que se lê... Quanto ao Algarve, só me ocorre dizer que *até lá* já chegam certos ventos de novidade! (Se é que se pode chamar novidade ao pedestrianismo e a um turismo que o aproveite)
Um abraço!

Algarvear a Serra da Estrela? Não, obrigado!