quarta-feira, setembro 13, 2006

Poluição ambientalista

Recebi uma mensagem do autor do Por baixo dos bigodes do vaz preto denunciando uma iniciativa curiosa da associação Outrem de Castelo Branco. Ao que parece (veja aqui), conseguiram apoios europeus para um projecto que inclui (entre outras acções mais razoáveis) o lançamento de centenas de garrafas contendo mensagens ambientalistas aos rios mais importantes da região, a saber, o Tejo, o Zêzere, o Ocreza e o Ponsul.
É claro que já lhes enviei um email (o endereço é outrem@rvj.pt) a pedir-lhes que tenham juízo.
Isto faz-me lembrar os que se afirmam contra a abertura, "em geral" de mais estradas na Serra, mas que apoiam todos os projectos concretos de asfaltação; os que se dizem amigos do ambiente mas que nos querem convencer que os projectos em curso não o prejudicam; os que dizem amar as sublimes paisagens de montanha mas defendem os projectos construção de grandes urbanizações, hotéis ou mais estradas nessas mesmas paisagens... Entre o que se defende "em geral" e o que se faz em concreto, vai sempre uma graaande diferença, não é? E ainda bem, senão era uma maçada, ter que se agir de acordo com aquilo em que se acredita, ou melhor, com aquilo em que se diz que se acredita...

PS: Quero dar o benefício da dúvida aos elementos da associação Outrem. Imagino que sejam bem intencionados, mas que não tenham pensado bem nas consequências da acção que planearam. Apesar de me ter lembrado, a propósito desta acção, de outros discursos e de outros planos, não quero equiparar os elementos da Outrem e os representantes das forças vivaças que mandam na Serra da Estrela.

Sem comentários:

Algarvear a Serra da Estrela? Não, obrigado!