sexta-feira, julho 14, 2006

Comentário no blogue Cortes do Meio

O blogue Cortes do Meio divulgou uma notícia que apareceu em diversos orgãos de informação regionais, sobre a construção do complexo de termas de Unhais da Serra.
Porque associado a este projecto parece estar o alargamento e pavimentação do caminho entre Unhais da Serra e a Nave se Santo António, de forma a permitir o trânsito de ligeiros, coisa com a qual não concordo, deixei lá o comentário que aqui transcrevo.
"O novo complexo turístico vai ser acompanhado de obras a cargo da Câmara da Covilhã em infra-estruturas diversas e vias de comunicação da vila, num valor aproximado de dois milhões de euros."
Entre estas infraestruturas conta-se, receio, o alargamento e pavimentação do caminho para a Nave de Santo António. A obra foi quase concluída há alguns anos, faltando apenas o segmento (com perto de dois quilómetros) entre a Vila do Belo Horizonte e o Covão do Ferro.
Parece-me que Unhais ficará mais pobre quando este acesso estiver concluído porque o vale da Alforfa terá muito menos interesse paisagístico. É que, mantendo-se o vale como ainda está, seria talvez viável vender passeios guiados a pé, de cavalo, de burro, em bicicleta, pelo vale dentro. Estes produtos poderiam complementar as ofertas integradas neste grande empreendimento turístico-termal, diversificando-as e aproveitando as fabulosas condições naturais de Unhais da Serra. Com a estrada concluída, receio que apenas será viável o costume: tristes voltinhas de carro e pouco mais. A continuar este rumo para o desenvolvimento, se quisermos que os turistas cá deixem verbas, temos que instalar bombas de gasolina pelas inúmeras estradas que estamos a rasgar na Serra da Estrela.
Mais de resto, devo dizer que me parece bem este investimento. É mais um que marca uma diferença importante, pela qualidade, ao que se costuma fazer na Serra (outro de que me estou a lembrar é o da Casa da Lapa Mourisca, na Lapa dos Dinheiros). Oxalá seja coroado de sucesso! Mas o meu entusiasmo seria muito maior se não tentassem, com esta estrada, satisfazer a procura da neve, à custa da degradação da paisagem, da poluição e do afunilamento das possibilidades de desenvolvimento do turismo na serra da estrela.

Sem comentários:

Algarvear a Serra da Estrela? Não, obrigado!