sexta-feira, maio 12, 2006

Quê?!

Alguns excertos de declarações de Artur Costa Pais no artigo referido no post desta manhã:

"a maior parte do entulho é das obras da responsabilidade do Parque Natural na zona envolvente à capela da Torre, com vista à requalificação do anfiteatro, que já está a ser removido."

A maior parte do entulho está onde?! Uma pessoa passeia por ali e nem sabe para onde se virar! Lixo e restos de materiais de construção, principalmente restos das canalizações dos canhões de neve (ou lá do que são) por todo o lado!

“Vão milhares à Torre. Enquanto não houver forma de anular a subida de carro durante o Inverno é difícil controlar isso”

Porque é que nunca ouvi Artur Costa Pais, ou Jorge Patrão, ou Lemos Santos, dizerem claramente: "No dia em que estiverem funcionais as telecabines, será proibido o trânsito automóvel entre a Lagoa Comprida e os Piornos"? Porque é que isso é apenas sugerido vaga e implicitamente, como na frase acima? Se, de facto, é esse o plano, que sentido faz a construção (é disso que se trata, deixemo-nos de tretas de "beneficiações" de caminhos que nunca foram, nem pouco mais ou menos, estradas) da estrada entre a Portela do Arão e a Lagoa Comprida, da Estrada Verde e da estrada Unhais - Nave de Santo António? Quererão ser obrigados a construir os maiores parques de estacionamento de montanha do mundo, de maneira a ser viável a ordenação do trânsito vindo de tantos e tão variados lados?! Se não se proibir o tráfego, em quanto é que se espera vê-lo reduzido pela disponibilidade da alternativa das telecabines? Enquanto não há telecabines, porque não experimentar com autocarros, como se faz, por exemplo, no Formigal, nos Pirinéus Aragoneses? Por fim: se não se consegue limpar a zona da Torre enquanto for vistada pelos milhares que se deslocam de automóvel, será possível limpá-la quando for visitada pelos milhares que (hipoteticamente) utilizarão as telecabines?

“Isso é uma preocupação mas não é uma obrigação. Não podemos assumir essa responsabilidade, é uma responsabilidade de todos”

A lógica (?) de Artur Costa Pais: como é uma responsabilidade de todos, não é uma responsabilidade nossa. A lógica da Associação de Produtores Florestais do Paúl: como é uma responsabilidade de todos, também é uma responsabilidade nossa. E agora pergunto eu: sendo a limpeza, de facto, uma responsabilidade de todos, não se encontra, mesmo assim, igualmente repartida por todos. A quem caberão maiores responsabilidades: à Turistrela, ou à Associação de Produtores Florestais do Paúl?

"neste momento está já a ser feita a limpeza geral pelo Parque Natural e a Turistrela".

Gostava de saber, ao certo, que partes estão estão a ser limpas "em geral" pelo Parque Natural e que partes estão a ser limpas "em geral" pela Turistrela. Mas o mais interessante nem é isto. É que Artur Costa Pais teve o cuidado de explicar (?) que não se conseguia limpar uma zona visitada pelos milhares que vêm de carro, e que, seja como for, não é responsabilidade da Turistrela essa limpeza, para, no final, concluir informando que a Turistrela está a limpar "em geral" a Serra. Dá para acreditar nesta gente?!

Sem comentários:

Algarvear a Serra da Estrela? Não, obrigado!