segunda-feira, março 20, 2006

Serra da estrelaizar o Algarve? Não, obrigado!

Um amigo algarvio deixou na morada antiga do Cântaro um comentário curioso. Como o Cântaro Antigo está já quase acabado, transcrevo o seu comentário aqui.
Escrevo aqui uma resposta não ao tema "Sou fundamentalista", mas à frase "algarvear a Serra da Estrela". Como algarvio que sou, só posso repudiar essa afirmação, pois o Algarve é a zona mais bonita de Portugal (tirando os principais destinos turisticos, porque existe muito mais algarve além de Vilamoura ou Albufeira). E já fui à Serra da Estrela, e o espectáculo é deprimente (Torre), por isso espero é que nunca se Serra da Estrelar o Algarve. Cumprimentos
É claro que o Algarve é uma zona muito bonita. O que importa é que foi (e continua a ser) o palco de um modelo de "desenvolvimento" turístico que infestou (e continua a infestar) o resto do litoral e que agora quer invadir a Serra da Estrela. É a isso que eu chamo "algarveação" e parece-me que ao autor do comentário também não lhe agrada nada. É verdade que o lixo e os plásticos da Torre (um espectáculo deprimente, de facto, estou cansado de o dizer) são mais antigos do que a nova "algarveação", mas também é verdade que as duas tristezas não só não são incompatíveis, como parecem viver muito bem uma com a outra, na Serra como no Algarve!
Ah, mas paleio para quê? Acho que o autor do comentário e eu nos entendemos perfeitamente e parece-me até que concordamos um com o outro! Por mim, estou entusiasticamente disposto a apoiá-lo quando diz que espera que nunca se "serra da estreleie" o Algarve! Já agora, desejo também que se possa inverter a "serra da estrelaização" da Serra da Estrela e a "algarveação" do Algarve! É que as zonas bonitas que temos em Portugal são cada vez menos (e menores) e não aguentarão muitos anos desta selvajaria!

Sem comentários:

Algarvear a Serra da Estrela? Não, obrigado!