domingo, novembro 04, 2012

Jornalismo de referência, decisões de referência

Leia-se esta notícia do Sol (o link pode não ser permanente), a que cheguei pelo blog dos MANTEIGAS. Cito textualmente o primeiro e último parágrafos:
"O aumento de javalis que actualmente se verifica na Serra da Estrela está a preocupar os agricultores locais, que temem a destruição das suas culturas."
[...]
"Apesar dos prejuízos provocados pelos porcos selvagens, não há estudos sobre o número de animais existentes. «O controlo das populações tem de ser um trabalho permanente», avisa o director-adjunto do Parque da Serra da Estrela."

O/A jornalista que escreveu o texto não se lembrou de perguntar como é que se sabe que há "aumento de javalis", já que "não há estudos sobre o número de animais existentes"? É que me parece que a autorização do PNSE à caçada deveria basear-se em dados concretos e objectivos, desses que resultam de estudos, e não da opinião "geral", principalmente se ela for aferida pela dos promotores da caçada.

Nada tenho contra as caçadas aos javalis. Apesar de "não haver estudos sobre o número de animais existentes", tenho a ideia de que não são uma espécie muito ameaçada. Mas isso sou eu. Esperava que os organismos oficiais (como o PNSE) tivessem mais critério, até para poderem justificar ao público as suas decisões. Esta de permitirem (e até promoverem, diz a notícia) a caçada, como aquela de proibirem a escalada.

1 comentário:

trepadeira disse...

É situaçao recorrente,desde há muito os orgãos directores estão totalmente politizados e emitem pareceres políticos,quando deveriam emitir pareceres técnicos.
Ninguém diz,não convém aos senhores da caça,que fugiram umas dezenas de javalis de um cercado particular,em Celorico da Beira,porcos esses que,por estarem semi-domesticados,se aproximam de casas e povoações.
Ninguém fez contagens,nem antes,nem depois.
Dentro do Parque,nos percursos semanais para contagem de borboletas,tenho feito a contagem de tordos.De máximos de 32 exemplares em cerca de 800 metros,passei,o ano passado,para máximos de 3 (três).
Já se sabia que uma das espécies estava ameaçada,pouco importa,como dizem por aqui os senhores da caça,enquanto houver matam-se.
mário

Algarvear a Serra da Estrela? Não, obrigado!