quinta-feira, dezembro 08, 2011

Pergunta e resposta

Encontrei hoje, na caixa de correio do Cântaro Zangado, a seguinte questão:

Boa Tarde;
Sou aluno do último ano da LIcenciatura em Gestão do Desporto no Instituto superior da maia, sou frequentador e amante da Serra da estrela pois pratico Snowboard, montanhismo entre outras. Numa pesquisa na Internet verifiquei que são altamente criticos à gestão feita pela Turistrela. Nesse sentido gostava de perceber quais são na vossa opinião quais acha que deviam ser a principais acções a desenvolver para que o turismo da serra da estrela seja desenvolvido ?
Cumprimentos;

Eis a minha resposta:

Boa tarde

Desculpe só agora responder mas só hoje me apercebi desta sua mensagem.
Quanto a mim (José Amoreira) o primeiro a fazer para o desenvolvimento do turismo na serra da Estrela é terminar o modelo de concessão exclusiva. A Turistrela foi criada em 1971, para gerir e desenvolver o turismo na serra, com exclusividade de ação acima dos 800 m (ou seja, numa área que ronda os 100 000 ha), por um período de 60 anos. Na altura, tratava-se de uma empresa de capitais maioritariamente públicos. Nos anos 80 foi privatizada, mas a concessão exclusiva manteve-se (sendo até renovado o período da sua duração), passando assim a constituir um monopólio privado.

Note que esta exclusividade não está limitada à gestão daquela espécie de estânciazinha de esqui (eu também pratico esqui e montanhismo; como praticante de esqui, chamar àquilo "espécie de estânciazinha" é um elogio), trata-se da "exclusividade do turismo e dos desportos". Todo o turismo e todos os desportos (turismo de neve, turismo de natureza, gastronomia, montanhismo, escalada, canoagem, parapente, passeios a cavalo, btt, pesca, caça, todo-o-terreno motorizado, etc, etc). Entendeu-se em 1971, e renovou-se esse entendimento em 1986, que é razoável atribuir a exclusividade de todas estas actividades (e de outras que não me lembro), em todo o território da serra, e por sessenta anos, a uma única empresa! Que obrigações tem a concessionária? Nenhumas que se possam verificar objetivamente (tem que "dinamizar o turismo" e coisas desse tipo). A concessão é avaliada? Não, a lei da concessão não indica que órgão administrativo deve proceder a essa avaliação, nem com que periodicidade ela se deve realizar.

Eu entendo que este monopólio é a principal causa do atraso do turismo na serra da Estrela. E não é por ser a Turistrela a concessionária (ou não é principalmente por isso, pelo menos): é por não haver condições legais para que empresas mais dinâmicas que a Turistrela, mesmo que atuando num âmbito mais reduzido, possam tentar a sua sorte e crescer. É porque, com este modelo de concessão exclusiva, se torna impossível o aparecimento de um ambiente empresarial moderno, com empresas (pequenas, médias e grandes) a aparecerem e desaparecerem, com concorrência e/ou cooperação entre empresas, com umas a darem ideias que depois são copiadas e melhoradas por outras, com umas a prestarem serviços (cobrando, claro) a outras, etc, etc, etc.

Este é, para mim, o principal problema do turismo na serra da Estrela. Outros: Estradas de asfalto a mais; proteção de natureza a menos; oferta demasiado centrada na neve (mesmo não sendo a neve muita nem muito boa na serra da Estrela) e praticamente inexistente nas áreas do turismo de natureza, que enchem de turistas as montanhas de todo a Europa, durante todo o ano, até aquelas onde neva a sério.

E pronto, assim de repente é o que me lembro. Obrigado pelo seu contacto e, quando quiser, disponha.
José Amoreira

PS: junto URL para os decretos lei que criaram a concessão exclusiva em 1971 e que a renovaram em 1986:
http://www.dre.pt/util/getpdf.asp?s=dip&serie=1&iddr=1971.176&iddip=19711326
http://www.dre.pt/util/getpdf.asp?s=dip&serie=1&iddr=1986.284&iddip=19863424

4 comentários:

Jorge Branco disse...

Eu que estou longe mas me apaixonei pela Serra da Estrela devido a participações na saudosa Transestrela quer como caminheiro (na altura chamavam-se turistas!) quer como modesto atleta estou 100% de acordo com o seu ponto de vista.

Anónimo disse...

Este estudante de gestão do desporto,a primeira coisa que devia fazer,era aprender a escrever!

ljma disse...

Anónimo, isso que diz é a coisa mais irrelevante que se pode dizer a propósito deste post. Esteja à vontade para intervir como quiser aqui no Cântaro Zangado, mas tente fazer melhor figura. É que me parece que desta vez fez figura de urso. Não se preocupe, que o anonimato protege-o do ridículo.

E olhe que quem se sente com a autoridade para afirmar que os outros deviam aprender a escrever devia saber que, a seguir às vírgulas, também é necessário um espaço.

Francisco Fonseca disse...

Depois de ter lido o Decreto-Lei que renova a exclusividade, é interessante verificar que já naquela altura o "bloqueio" ao desenvolvimento do Turismo na Serra da Estrela, era a Turistrela. Nada muito diferente do que acontece nos dias de hoje, certo? ;)

Algarvear a Serra da Estrela? Não, obrigado!