domingo, maio 22, 2011

Almofadas de alfinetes

Parques eólicos na serra da Estrela (Pedras Lavradas) e para sudoeste.

Com a eficiência que temos demonstrado a destruir florestas e a "plantar" eólicas, as cristas de muitas serras do centro (incluindo algumas no interior do Parque Natural da Serra da Estrela) têm o aspecto que mostro na imagem.

Isto das eólicas, talvez seja necessário. Mas, para mim, se o for, será sempre um mal necessário.

3 comentários:

trepadeira disse...

Belo exemplo.
A mim mais parece umna cama de pregos onde nos andamos a deitar com geitinho,em vez de arrancar os pregos,de vez.

Um abraço,
mário

José Veloso disse...

Caros Amigos, não nos deixemos impressionar com pregos e alfinetes; são o resultado das negociatas do habituais, entre a banca e o poder com os do costume (nós) a garantir os altos preços (lucros) desta energia. Mas isto são outras contas... Para as montanhas e o ambiente o CRIME incomensurável está nos km de largas estradas rasgadas nas serras, espaçosas e largas avenidas, em alguns casos com passeio já incluído. Isto sim, está a levar à invasão do território por todo o tipo de gente e veiculos, mais lixo, mais poluição, etc... E quando os dinâmicos empresários se desinteressarem dos alfinetes, a infraestrutura já lá está para outros investimentos (porque não uns condomínios privados, muito ecológicos, de madeira, etc e tal...?)

Para quem anda a pé pelas serras e montanhas de Portugal, dói ver o territorio todo retalhado, o que não acontece na Europa civilizada, a começar aqui ao lado nos imensos parques eólicos deles.
Um abraço
José Veloso

fpereira disse...

... e factura da electricidade não pára de aumentar... quantas mais ventoinhas até ver algum reflexo nas carteiras? ainda vamos pôr ventoinhas no mar, porque o territorio "concessionável" já vai escasseando =)

Algarvear a Serra da Estrela? Não, obrigado!