segunda-feira, abril 25, 2011

Parque da Floresta - Penhas da Saúde...

... A correr, no sábado dia 16 de Abril. Sem complicações nem preparativos, decidido à última hora e executado logo a seguir. Cerca de 11 quilómetros, 800 m de subida, uma hora e vinte minutos de total liberdade (e quase total falta de ar). Que maravilha!

4 comentários:

TPais disse...

A ver se para a próxima me desafias a ir tambem!! Mas vamos apontar mais para a uma hora e 40!!
Nunca fiz esse percurso e já reparei que está a ficar muito bonito depois do grande incendio de há alguns anos atrás (Julgo que foi aí...)!
Abraço e até breve!
TP

ljma disse...

OK, Tiago, da próxima vez aviso-te.
De facto, a encosta sobre a Covilhã está cada ano mais agradável. O incêndio que referes foi em 1991, se não me engano, de forma que as árvores de folha caduca (que, parece-me, que foram aparecendo mais ou menos espontaneamente) ainda são, na maioria, muito jovens. Além disso, nas zonas mais baixas há muitas zonas de mimosa. Mas há partes que são espetaculares.

Mais para cima, já depois do posto de vigia perto do sanatório, há uns dois km de asfalto que são difíceis de suportar, mas não conheço nenhum trilho que permita evitá-los. Quando vou a caminhar invento eu o trilho, mas a correr é mais complicado...
Abraço!

TPais disse...

Zé,
é impressão minha ou de facto não existe um trilho "oficial" para caminhantes que permita aceder à serra a partir da Covilhã? Uma especie de "via normal" do lado da covilhã?
Manteigas tem, Loriga tem, Alvoco tem, inumeras aldeias tem e verifica-se que são os trilhos onde mais gente se encontra. É de facto uma pena que esta Camara esteja tão desalinhada com o Turismo de Natureza. Já nem digo que fizesse dele o seu mote, mas pelo menos que o contemplasse nem que fosse em minima parte nos seus planos de acção.
Abraço e espero que até breve!

ljma disse...

Tiago,
desculpa só agora responder. "Oficialmente", há uma variante do trilho GR T1 (do PNSE), o T14 Covilhã-Torre: hospital antigo (na zona mais alta da Covilhã) - Sete Fontes - Varanda dos Carqueijais - Porta dos Hermínios - Penhas da Saúde - Barragem da lagoa Viriato (ir pelo lado poente) - Piornos - Barragem do Covão do Ferro - Terroeiro - Torre.
O problema com este trilho é a porção entre a Porta dos Hermínios (perto do sanatório) e as Penhas, que é feita pela estrada nacional (exceptuando um pequeno troço já na subida final para as Penhas). É justamente esse o problema na minha corrida também.

Quanto ao que dizes sobre a Câmara Municipal da minha terra, acho que tens razão. O que a câmara pensa sobre o turismo da serra, ela mesmo o afirma nesta página (já antiga, mas ainda disponível na web), toda ilustrada com fotografias de paisagens nevadas: vamos "construir 500 habitações nas Penhas, zonas de comércio, equipamentos sociais, culturais e desportivos". Isto é algo que vai permitir ao país "concorrer em termos de turismo de montanha com outras da Europa, nas cidades dos maciços mais conhecidos, como os Alpes ou os Pirinéus".
Falar de turismo na Estrela, aqui na covilhã, é, de facto, falar em construir, construir, construir serra acima. E o pior é que esta cegueira da construção serra acima não está só na câmara municipal e nos que a elegem...
Um abraço!
Ze Amoreira

Algarvear a Serra da Estrela? Não, obrigado!