sábado, fevereiro 05, 2011

Completamente de acordo!

No site da Rádio Cova da Beira, encontrei uma notícia recente, redigida por Paula Brito, que transcrevo aqui para o Cântaro porque não sei se o link é permanente:

TURISTRELA "ATROFIA" TURISMO NA SERRA

A crítica do administrador do grupo IMB Hotéis não é nova. Luís Veiga chegou a liderar um abaixo assinado de empresários do sector contra o "monopólio" da Turistrela. Um documento que foi entregue ao secretário de estado da tutela, mas até hoje sem qualquer resposta.

Questionado pela RCB sobre os ecos do abaixo assinado o empresário, ironiza a resposta "não há nada a clarificar, parece que é uma questão de menor importância em termos de turismo nacional, pura e simplesmente a concessão continua nas condições em que nós sabemos que continua".

A exclusividade da exploração do turismo e do desporto na Serra da Estrela acima de determinada quota, à empresa Turistrela, é para Luís Veiga "uma atrofia para o turismo na Serra e na região, eu acho que devia ser liberalizado, todos os monopólios são maus e este tem sido péssimo".

Segundo Luís Veiga este é mais um exemplo de uma área onde o governo poderia agir mas prefere optar sempre pelo caminho mais fácil "é como as portagens na A23 e A25, é mais fácil mexer nas portagens do que na Carris ou na TAP, é muito mais fácil".

Luís Veiga contra o monopólio do turismo na Serra da Estrela desde há muito. Em 2005 o empresário chegou a depositar alguma esperança no governo de José Sócrates para alterar a situação, já que o actual Primeiro Ministro chegou a chamar, na altura à Turistrela "o monopólio do deixa andar". Mas até à data ainda nada foi feito para alterar a situação.

Nota: Luís Veiga é administrador do maior grupo hoteleiro da região, com unidades em Unhais da Serra, Covilhã e Guarda.

4 comentários:

Tiaguss disse...

Mas não é só a Turistrela que atrofia o turismo da Serra da Estrela...

ljma disse...

Claro que não é só a Turistrela. Era bom, era!...

Aliás, parece-me que a Turistrela tem podido atrofiar, há já tanto tempo, o turismo na serra da Estrela, apenas porque há muitos mais atrofiados nesta questão.

Cumprimentos,
José Amoreira

Anónimo disse...

Estou completamente de acordo!!! é um autêntico absurdo, impede o desenvolvimento local,não permite o desenvolvimento de turismo activo e sustentável.

E a insitência de querermos uma pista de ski, um campeonato de ski, uma federação de ski, e já agora, dirigentes da mesma federação é perfeitamente ridicula, para além de sair caro aos contribuintes!!

JJ

Anónimo disse...

É curioso. Aqui na vizinha Espanha, mais propriamente na estância de Bejar, estão no site dois vídeos com os comentários do alcaide de Candelario de também do alcaide da Bejar. Um defende a massificação da estância, o outro defende a sustentabilidade da estância. Parece que o tema é sempre o mesmo, independentemente dos pais.

Como “Money talks, bullshit walks”, talvez os senhores da Turistrela, face à desgraça financeira que deve estar a ser este ano em termo de estância, se interessem em desenvolver mais outros aspectos do turismo na zona que não apenas a neve.

João Coxo.

Algarvear a Serra da Estrela? Não, obrigado!