domingo, janeiro 16, 2011

Da importância das acessibilidades e da importância da neve

É fundamental para a Covilhã (não!: é fundamental para a região! [Não!: é fundamental para o país!]) que a estrada para a estância de esqui da Torre se mantenha transitável vinte e quatro horas por dia, trezentos e sessenta e cinco dias por ano. Como mostra a figura junta, retirada ontem do site da própria estância.

Tentando justificar investimentos públicos em melhorias ou ampliações da estância de esqui da Torre, costuma-se comparar a serra da Estrela com a Sierra de Béjar, a uns meros 150 km de distância, onde se encontra uma estância de esqui pequena e pouco interessante, quando comparada com as dos Pirinéus. Pois bem, compare (no momento em que escrevo, o domínio esquiável em La Covatilla é 13 km, ou seja, o dobro do máximo possível na estância Vodafone). E diga-nos: quanto dinheiro público (e valores ambientais, igualmente públicos) é que acha que é razoável sacrificar para tentar (em vão, que as coisas são como são) que a realidade da serra da Estrela seja comparável com a realidade da sierra de Béjar (onde, de resto, também já me aconteceu ver o acesso cortado, justamente por causa da neve)?
A Estrela é apta para o turismo de neve e é importantíssimo para o turismo da região que a estrada para a Torre esteja sempre transitável? Pois sim...

4 comentários:

Anónimo disse...

Boa Noite,

Já diz o velho provérbio: “ A necessidade aguça o engenho”.

Esta temporada, a estância “descobriu” que compensa mais manter fechado aos esquiadores, a pista que dá acesso à telecadeira, conseguindo cobrar 5€ por turista para uma volta de 13 minutos nas telecadeiras. A cereja em cima do bolo é que continua a roubar 25 € aos esquiadores, mas não informou que esse forfait deixou de incluir o acesso à telecadeira.

Tudo isto para dizer o quê: Pode ser que um dia a turistrela descubra que já não existe rentabilidade para a estância e aposte mais no turismo de natureza. Afinal, pode ser que exista quem não se importe de ir à Serra para ver outras coisas que não a neve.


Artur Vitorino

Tiaguss disse...

Já lá tem o carrossel, pode passar a feira popular...

Anónimo disse...

Como já foi dito aqui varias vezes , a serra da estrela não tem condições para ter uma estancia de esqui , mas tem condições para ter uma mini-estancia de esqui , muitos povos de muitas nações dariam quase tudo para poder ter pelo menos uma mini-estancia de esqui em seus paises , o problema da estancia da serra da estrela é um problema de ajustamento á realidade , nada mais do que isso , força com este projecto , mas com sentido de responsabilidade e sem perder a noção da realidade !!!!

ljma disse...

Anónimo, não sei ao certo o que entende por uma mini-estância, por isso não sei se concordo consigo quanto à serra da Estrela ter condições para ela.

Não sei o que quer dizer com "muitos povos de muitas nações dariam quase tudo para poder ter pelo menos uma mini-estancia de esqui em seus paises". Por exemplo, eu não dava nada para poder ter um poço de de petróleo em Portugal, porque seria dinheiro deitado fora: não há petróleo, para que queremos o poço? Do mesmo modo, eu não dava nada por ter uma estância de esqui na serra: como não neva o suficiente, seria paisagem estragada para nada. O que eu gostava, (e acho que é mais isso que o anónimo pretendia dizer) era que nevasse na serra. Pois sim, "se cá nevasse, fazia-se cá ski..."

Enfim, não sei claramente o que pretende dizer, e também não consigo perceber um argumento claramente delineado no seu comentário. Se calhar até estamos de acordo. Agora, o que eu queria dizer, mesmo, não era que a estância Vodafone devia ser encerrada, ou que não se pode esquiar na serra da Estrela. Eu às vezes esquio na serra da Estrela. Às vezes até o faço na estância Vodafone. O que eu pretendi foi apoiar com os factos correntes a opinião que tenho de que que a Estrela não é grande coisa para o esqui, que até uma mini-estância como a de La Covatilla tem muito melhores condições (físicas e meteorológicas, não me refiro a condições empresariais: melhor do que isto, com a concessão exclusiva da Turistrela, é difícil imaginar) que a Estrela.

Porque a serra é como é, não devíamos continuar a apostar tão intensa e exclusivamente na neve para desenvolver o turismo na serra. Enquanto o fizermos, o turismo da serra há-de continuar com a qualidade da neve na serra: assim mais para o rasca...

Enfim, é esta a minha opinião.

Saudações
José Amoreira

Algarvear a Serra da Estrela? Não, obrigado!