terça-feira, dezembro 08, 2009

Até aqui chegámos

O Cântaro Zangado faz hoje quatro anos.

Temos aqui apresentado claramente e defendido empenhadamente as nossas opiniões, assumindo-as inequivocamente. Somos pela defesa da paisagem e do ambiente da serra da Estrela, logo, somos em regra contra tudo o que consideramos que desvirtua esses valores (que assim os consideramos: como valores, e preciosos). Entendemos que as asfaltações de caminhos, a artificialização urbanóide de diversas áreas, a mercantilização da serra, o encorajamento à visitação automobilizada, etc, têm sido más apostas e não devem ser continuadas. Porque assim achamos, regra geral manifestamo-nos contra novos empreendimentos que, na nossa opinião, se inserem na estratégia que tem sido seguida nas últimas décadas, que nos trouxe até onde estamos. Ao contrário de quase todos os protagonistas da região, não nos afirmamos *genericamente* pela natureza e paisagem, apoiando simultaneamente, *no concreto*, todas as estradas, edificações, requalificações, urbanizações, "melhoramentos", "embelezamentos" e estacionamentos com que, paulatinamente, essa natureza e essa paisagem se vão descaracterizando. Não; nós somos, genérica e concretamente, pelas paisagens e pelo ambiente. Até porque a protecção das paisagens e do ambiente não é incompatível com o desenvolvimento. A esse propósito, e quanto às decisões e empreendimentos que criticamos, perguntamos: em nome de quê é que se tem seguido este rumo? O que é que temos lucrado? Que desenvolvimento temos tido?

Não me parece que os nossos valores sejam a única verdade, que sejam a Verdade. Cada um tem a sua verdade. Que a exponha claramente e que a defenda empenhadamente também! Ou seja: discutamos! Discutamos francamente, sem insinuações, sem sub-entendidos, sem meias verdades nem meias palavras para supostos bons entendedores. Sobretudo, se (como nós) acha que a sua opinião é a melhor (mesmo que não coincida com a nossa), então afirme-a, defenda-a, assuma-a! Vivemos num país livre!

Aqui ficam links para os posts do primeiro aniversário; do segundo; do terceiro.

6 comentários:

Anónimo disse...

Sou simpatizante da maioria das ideias defendidas por este blog, pelo que desejo que continue por, pelo menos, mais tantos anos.

Tiaguss disse...

Mais um ano ....
Parabéns CZ!! Discutamos, melhores dias virão para a nossa (que é de todos) Serra da Estrela.

Abraço

TPais disse...

Olá Zé,
parabens especialmente a ti que continuas a ser o motor deste blog e a todos os que nos visitam e que deixam as suas opiniões e que discutem. Alguns podem não acreditar mas não há nada mais desmotivador do que manter um blog sem sentir que "do outro lado" haja alguma reacção. Ou seja, aqui (e agora vou ter a ousadia de falar pelo José Amoreira) ninguem gosta de pregar a palavra para converter ninguem. O que gostamos mesmo é de discutir ideias e argumentar pois só assim nos sentimos uteis e mais preparados para encarar novos argumentos e novas ideias de todos.
Mais uma vez, parabens a todos que fazem deste blog um espaço de debate!
Tiago Pais

Zé Pataleno disse...

O blog já conheço á muito , agora só falta mesmo conhecer-vos, mas o maroto do Zé Pedro nunca mais combina uma escalada, eu compreendo são as Bulgaras que não o deixam , lol Abraço e boa continuação .

ljma disse...

Obrigado a todos!

Zé Pataleno, parente desconhecido! Quando chegarmos a isso - E chegaremos a isso, até porque eu ocasionalmente (só quando escalo, vá) preciso de quem me leve a corda a dar a volta no topo e me traga a ponta cá a baixo - não serás o primeiro primo que venho a conhecer no meio das pedras e das cordas (de facto, serás o quarto - e eu que pensava que tinha poucos primos!). Com búlgaras ou sem búlgaras! Abraço para ti também e dá um abraço ao Zé Pedro se o vires antes que eu!

R/c Esq disse...

Parabéns... Atrasaditos, mas o que conta é a intenção, abraço e continuação por muitos anos do bom trabalho.

Algarvear a Serra da Estrela? Não, obrigado!