sábado, setembro 05, 2009

Picos da Europa — 4: modelo de gestão do turismo

Nos Picos da Europa, obviamente, não existe uma concessão exclusiva do turismo e dos desportos, atribuída à mesma empresa há quarenta anos e por mais trinta anos para o futuro, como a que, aqui na Estrela, foi atribuída à Turistrela.

Haverá algum lugar no mundo onde um tal modelo de gestão tenha dado bons resultados? Duvido que em mais algum lugar do mundo tal esquisitice tenha sido tentada mas, seja como for, passados quarenta anos já podemos fazer uma avaliação: aqui na serra da Estrela, tem dado bons resultados?

Contraste: as concessões de praia são renovadas anualmente.

2 comentários:

Anónimo disse...

Boa Noite,

Procurei saber exactamente quem é a Turistrela, para conseguir a famosa concessão exclusiva, mas apenas consegui perceber que existe um testa de ferro chamado Artur Costa Pais. Como se movimentam estes senhores? Quem são os accionistas da Turistrela? São da Mançonaria? São da Opus Dei? São de algum partido? Se alguém tiver uma dica …

ljma disse...

Anónimo, boa noite.
Artur Costa Pais é administrador e proprietário da Turistrela. Mas a Turistrela (concessionária exclusiva desde o seu início) começou como uma empresa maioritariamente pública em 1971, criada em conselho de ministros chefiado por Marcello Caetano. Em 1986, a concessão exclusiva foi reformulada (o efeito mais evidente foi o de transformar um monopólio público num privado) por decreto assinado por Cavaco Silva, que na altura era primeiro ministro. Foi por essa época que Artur Costa Pais comprou a Turistrela.

Considero que a Turistrela tem sido (antes e depois da aquisição por Artur Costa Pais) um dos principais problemas da serra. Mas outro problema, igualmente grave e que potencia a gravidade do primeiro, é o modelo de gestão baseado na figura da concessão exclusiva. A Turistrela tem sido uma menos-valia da serra? Acredito que sim. Mas este modelo de gestão não deixaria de ser incompreensível, mesmo que a Turistrela fosse uma mais-valia.

Cumprimentos.
José Amoreira

PS: linkei os diplomas legais que criaram a Turistrela e regulamentam a concessão exclusiva no post Empreendedorismo?.

Algarvear a Serra da Estrela? Não, obrigado!