quarta-feira, julho 29, 2009

And now, for something completely different!

Uma das faces de um folheto de publicidade ao sítio arqueológico de Stonehenge, na Inglaterra, distribuído a todos os visitantes: Curioso, o último segmento (o da esquerda, note que se trata de um desdobrável), com o título Plans for the future ("Planos para o futuro") que apresento em baixo deixo ampliado:
(Clique para tornar legível.)
Tradução:
PLANOS PARA O FUTURO
As suas futuras visitas a Stonehenge serão muito diferentes da sua experiência de hoje. Grandes planos estão em preparação para recolocar Stonehenge num espaço relvado, livre de estradas e do ruído do tráfego e equipar o local com instalações de classe mundial. Isto melhorará a sua apreciação e compreensão de todo este Sítio Herança Mundial.
A English Heritage, o National Trust e a Highways Agency estão a trabalhar juntas para tornar estes planos realidade nos próximos dez anos.
O Projecto Stonehenge vai esconder o itinerário principal A303 num túnel subterrâneo na vizinhança das Pedras e fechar a parte da estrada A344 que actualmente existe entre entre as Pedras e as instalações de atendimento aos visitantes.
O actual parque de estacionamento vai ser coberto de relva e um novo centro de recepção ao visitante será construído aproximadamente a 3 km do monumento. Este centro incluirá exposições sobre Stonehenge, um café, uma loja, instalações educativas, e espaço para o estacionamento de carros e autocarros. Um comboio transportará as pessoas ao ambiente arqueologicamente rico do Sítio Herança Mundial, a uma distância às Pedras suficientemente curta para ser percorrida a pé.

Parece-me algo completamente diferente do que por cá se planeia e se executa. Um anúncio deste tipo, por cá, é sempre em sentido oposto: "vamos abrir mais uma estrada asfaltada para o sítio, aumentar o estacionamento na vizinhança imediata do sítio, abrir um centro comercial, um restaurante, um observatório panorâmico e um centro de interpretação bem no centro do sítio". Não só o conteúdo de anúncios deste tipo é diferente cá na Serra, como também as expressões usadas são diferentes. Neste anúncio de Stonehenge não se fala de alavancar desenvolvimentos, nem de requalificar zonas, nem tão pouco se faz referência a motores do progresso, expressões imprescindíveis aos anúncios das nossas "elites".
Outra diferença importante, aposto, é que nenhum Jorge Patrão inglês se atreve a desenvolver publicamente a teoria de que é importante que projectos em curso não sejam emperrados por planos de ordenamento elaborados por razões ambientais (ou arqueológicas, dada a natureza do sítio).

Something completely different, indeed. Como o dia para a noite.

2 comentários:

scorpio mab disse...

nao aumenta a imagem...

ljma disse...

Scorpio Mab, viva! A imagem de cima não aumenta, de facto. Mas a de baixo, que é a relevante para este post (é a que tem o texto que traduzi à pressão), sim.

Se quiser, envio-lhe o folheto todo, digitalizado em resolução suficientemente alta.

Algarvear a Serra da Estrela? Não, obrigado!