quarta-feira, abril 15, 2009

Quase que tinha sido melhor...

Já quase acho que teria sido melhor não se terem desmontado e removido as estruturas do velho teleférico sobre a Nave de Santo António, a que me referi há pouco. É que, enquanto aquela pouca vergonha esteve à vista, ninguém se atreveu a sugerir a construção de um novo teleférico. Mas bastou ter-se removido o entulho, para logo aparecerem os de sempre a projectar mais entulho, e do mesmo ainda por cima! E o estado cá está para pagar estes importantes, indispensáveis e bem estudados empreendimentos, e cá continua para pagar a limpeza dos fracassos.

Estamos no rumo certo, no rumo de sempre. Estamos de parabéns!

2 comentários:

G* disse...

A que novos "investimentos" se refere o Cântaro?
G*

ljma disse...

Bom dia, Grémio*!
Referia-me justamente ao ao projecto de construção de um novo teleférico Piornos-Torre. Está outra vez no ar, foi até incluído na lista de projectos a financiar pelo PENT, há coisa de dois ou três anos. É referido na página da Turistrela em versão "visionária" (ligação Piornos-Torre, Lagoa Comprida-Torre e Alvoco da Serra-Torre), e ainda há dias ouvi Jorge Patrão mencioná-lo (na versão mais imediata Piornos-Torre) num programa de televisão.

A justificação que costumam invocar as "forças vivaças" é a de que as telecabines permitem acabar com o trânsito automóvel. Mas parece-me que se havia de conseguir um consenso alargado relativamente a isso antes de se começar a encher a serra com entulho. E esse consenso não existe, nem sequer ao nível autárquico: o presidente da câmara de Seia já disse que a estrada da Torre é fundamental. Os outros (da Covilhã e de Manteigas) não o dizem assim tão claramente mas duvido muito de que não pensem tal e qual como o de Seia.

Aliás, creio que isso de acabar com o trânsito automóvel é mesmo só propaganda, areia para os olhos com que se quer levar a água ao moinho certo. É que, apesar de Turistrela e RTSE referirem os graves problemas dos congestionamentos de trânsito e da poluição atmosférica que deles resulta e de salientarem a necessidade de limitar o tráfego, etc, etc, etc, nunca os vimos a contestar a asfaltação de novas estradas como Unhais - Nave de Sto António, Cortes do Meio - Penhas da Saúde, Estrada Verde (Guarda - Maciço central), estrada de S. Bento (Portela do Arão - Lagoa Comprida, já acabada), Alvoco - Torre (começou de forma ilegal mas o PNSE travou o avanço a cerca de 1400m de altitude)...

Saudações!

Algarvear a Serra da Estrela? Não, obrigado!