quarta-feira, fevereiro 04, 2009

Elementar meu Caro Watson!

Hoje quando visitei o sitio oficial da estancia de esqui La Covatilla na Serra de Bejar podia ler-se o seguinte:
"Buenos días, esquiadores/as
ESTACIÓN CERRADA POR VENTISCA. A las 16:30 horas se emitirá la previsión de apertura para el jueves día 5 de febrero. "

Afinal parece que lá fora tambem encerram estâncias quando há "ventisca"! Esta estância está apenas a 300km (menos em linha recta) daqui e a sua base está nos 2000m. Por que carga de água (neste caso neve) não conseguiram nuestros hermanos abrir a estância!?
Caros, pela ultima vez lembrem-se que nós nunca poderemos ter meio iguais nem proporcionais aos da Suiça (etc.) pelo simples facto da sua utilização ser de dificil previsão. Por exemplo, este ano, o Centro de Limpeza de Neve (CLN) já terá tido muito mais horas de trabalho e desgaste em material do que na soma dos ultimos 5 anos. Não se esqueçam que o dinheiro lá por vir do estado que não tem obrigação de ser bem gasto. O CLN, ou melhor, o Min Adm Interna tem de ponderar o custos do CLN e investimento em equipamento mediante a sua necessidade de utilização. Ora quando esta necessidade é dificilima de determinar, quer seja anualmente quer seja a mais longo prazo, torna-se injustificavel um investimento avultado em novos equipamentos ou recursos humanos que se arriscam a não ter utilidade.

Se nevasse sempre, como na Suiça, não tenho qualquer duvida que estariamos melhor preparados (autoridades e cidadãos) para situações algo mais extremas como a que sucedeu no passado fim de semana com uns claros 50cm de neve fresca num dia!! Já agora, relembro que parte desta questão só existe por termos uma pseudo-mini-aldeia de montanha a 1500m de altitude onde as pessoas tem obrigatoriamente de circular de automovel todos os dias independentemente das condições meteorólgicas!

3 comentários:

Anónimo disse...

Esta noticia diz tudo, sobre a pessoa que proferiu as palavras (para que nao fique duvidas, Costa Pais). É pena que essa pessoa, nao saiba do que fale, e que queira "Ser o Dono Da Serra". Só tenho pena, que esta noticia possa nao ser lida por essa mesma pessoa, para que pudesse reformular as suas miseráveis opiniões.

ljma disse...

Não sei se hoje fecharam a estrada que dá acesso à estância de La Covatilla. Mas quando lá estive no início de Janeiro, fecharam a estrada a meio da manhã e evacuaram a estância. E note-se que os serviços de limpeza de neve só tinham para manter aberta aqueles dez quilómetros de estrada até à estância. Em contrapartida, aqui na serra, o centro de limpeza de neve tem que manter transitáveis a estrada da Torre, a de Loriga, a estrada Manteigas-Gouveia, a de S. Romão, o acesso às Penhas Douradas, ao Vale das Éguas, ao Vale do Rossim... Mas não haja dúvidas: os do CLN são uns incompetentes e a câmara da Covilhã tem muita razão em exigir indemnizações pelos enoooormes prejuízos para a economia regional decorrentes de os esquiadores não terem conseguido chegar à Torre num fim de semana de mau tempo!

Anónimo disse...

Correcto, será que os donos das infra estruturas das pistas de sky ou dos hóteis lá da zona querem privatizar os serviços de limpeza de neve? ou serão comprrensíveis? Enquanto a serra da estrela tiver empresários e responsáveis com a postura e mentalidade do Srº que quer privatizar a limpeza das estradas não vamos a lado nenhum.. até nos hóteis os empregados recebem mal e os bons profissionais que se aguentam lá são escassos, os outros entram e saem... como quem troca de camisa... e será que os preços que praticam no hóteis são equivalentes e justificam a oferta e o serviços que prestam aos clientes?
Nas pistas de neve noutros países da europa é mais barato ficar uma semana em pensão completa do que na serra da estrela só com pequeno almoço e claro as pistas e condições também são mais baratas... até quando a turistrela vai gerir a serra....

Algarvear a Serra da Estrela? Não, obrigado!